Faculdade de Veterinária comemora 50 anos de existência
- Detalhes
- Criado em 02-06-2014
A Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane lançou ontem, o programa comemorativo do seu cinquentenário, que se assinala no próximo dia 24 de Julho.
O programa das celebrações, que irá decorrer sob o lema “50 anos formando Veterinários e contribuindo para a saúde global”, consistirá em vários eventos visando divulgar as actividades mais importantes realizadas ao longo deste meio século.
Falando na cerimónia que marcou o lançamento, o director da Faculdade de Veterinária, Prof. Doutor Rafael Escrivão, disse que a celebração do lançamento das comemorações do quinquagésimo aniversário, é o reafirmar do comprometimento da Faculdade em formar graduados de qualidade, ao nível de graduação e pós-graduação, capazes de responder aos desafios prementes de Moçambique.
Segundo Escrivão, durante este período da sua existência, a Faculdade de Veterinária identificou e encontrou soluções para diversos problemas que afectam a produção animal, a sanidade animal e saúde pública.
Afirmou o compromisso da sua Faculdade de assumir e melhorar a investigação científica como pilar para a solução de problemas e a disseminação do conhecimento científico para compadecer com os processos de ensino-aprendizagem e extensão.
Segundo disse, ao escolher o lema das festividades “50 anos formando Veterinários e contribuindo para a saúde global”, a Faculdade de Veterinária pretende despertar na comunidade moçambicana, a nobre missão desta profissão na salvaguarda da saúde pública.
No seu discurso, Escrivão mencionou marcos históricos da Faculdade, onde se destaca o estabelecimento do Hospital Escolar Veterinário com o bloco cirúrgico e enfermaria de pequenos, médios e grandes animais, em 1972; o estabelecimento da unidade de apicultura para responder ao programa nacional de Apicultura, em 1981; o estabelecimento do Centro Universitário de Changalane, em 2001; a criação do Centro de Biotecnologia da UEM; a introdução de Mestrados em Produção Animal e em Segurança de Alimentos, em 2012; o Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva.
Professor Escrivão anunciou na ocasião o lançamento em 2015 do curso de Licenciatura em Ciências e Tecnologia de Alimentos, na esperança de contribuir com técnicos capazes de utilizar tecnologias sustentáveis de processamento de produtos de origem animal e vegetal.
Afirmou ainda, que o facto da cobertura de serviços de assistência veterinária no país estar abaixo de 30 porcento exige desta única instituição superior de ensino veterinário uma abordagem multissectorial, Faculdade – Serviços de Veterinária – Ordem de Veterinários de Moçambique, para o estabelecimento de programas de formação específicos de prestadores de serviços comunitários (Para-Veterinários), à luz dos princípios da Organização Mundial de Saúde Animal.
Por seu turno, o Magnífico Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, afirmou que desde a sua criação, a Faculdade de Veterinária tem centrado seu foco na promoção do contacto permanente dos seus formandos com as preocupações sociais nacionais e internacionais, bem como, com as actividades de investigação e educação veterinária. “Esta estratégia cinquentenária tem trazido resultados encorajadores que temos estado a acompanhar, e por conseguinte respondendo a um dos seus desígnios em particular e o da UEM, de responder eficazmente aos problemas desta área de conhecimento”, disse.
Para o Reitor, este momento festivo deverá ser de igual forma de reflexão, “virando as atenções de todos nós para o passado que fomos, o presente que somos e o futuro que pretendemos ser. Não devemos nos iludir pelos ganhos que alcançamos, pois a Faculdade de Veterinária, a UEM e Moçambique precisam, juntos, de encontrar soluções que respondam aos desafios cada vez crescentes de melhores condições de produção animal e seus derivados, os desafios de prestar uma melhor e eficaz assistência clínica animal”, anotou.
Durante a sua presença na cerimónia de lançamento das comemorações, o Reitor visitou as unidades de produção de aves e inaugurou duas salas de informática, de graduação e de pós-graduação.
A Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane, fundada a 24 de Julho de 1964, é o único estabelecimento de ensino Veterinário em Moçambique e a segunda mais antiga Escola de Veterinária na região da África Austral.
Ao longo da sua história a Faculdade de Veterinária tem contribuído para a reciclagem de Médicos Veterinários, Técnicos Pecuários e investigação científica nas suas áreas de especialidade, bem como através da disponibilização de Serviços de Extensão às comunidades e diversas empresas a nível nacional e internacional.