1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Investigadores da UEM capacitam-se sobre escrita e linguagem científicas

artigos cientificos2Investigadores e estudantes de pós-graduação estão a ser capacitados sobre como redigir e editar artigos científicos. O curso é organizado pela UEM como parte da capacitação institucional dirigida aos docentes e investigadores recém ingressados, incluindo estudantes dos cursos de pós-graduação ministrados nas diferentes unidades orgânicas da UEM.
Segundo a Profª. Doutora Aidate Mussagy, editora chefe da Revista Científica da UEM, estudantes de pós-graduação despendem muito do seu tempo fazendo investigação, lendo e escrevendo artigos científicos como uma forma de comunicar aos seus pares os resultados de suas pesquisas. Mas, Aidate lamenta que esta cultura ainda não esteja bem desenvolvida na “nossa” comunidade universitária.
"Daí a necessidade de oferecer este curso, o qual visa dotar os participantes de competências e ferramentas para redacção e edição de artigos científicos para publicação nas revistas científicas", disse.
Segundo Aidate, por mais excelente que seja um trabalho científico, este não terá valor e contribuição se não for publicado ou se for publicado, mas mal redigido. Adianta que, hoje há docentes investigadores e estudantes de pós-graduação com inúmeras oportunidades de realizar investigação, mas com poucas oportunidades para publicar. Foi nesse contexto que, a UEM criou a Revista Científica, que é publicada por séries que abrangem diferentes áreas temáticas, dando assim a possibilidade de poderem começar a publicar nas revistas internas e desenvolver capacidades para aspirar publicar em revistas internacionais de grande impacto.
O curso sobre escrita e linguagem científica decorre desde o dia 27 de Maio e termina a 3 de Junho, em Maputo, e de 5 a 9 de Junho na Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras, em Quelimane, e está a ser ministrado pela Prof. Doutora Sely Maria de Souza Costa, membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Brasília e professora visitante da Universidade do Minho, Portugal.