Faculdade de Ciências promove evento de ambientação dos Novos Ingressos
- Detalhes
- Criado em 31-03-2014
A Faculdade de Ciências da UEM procedeu hoje, 27 de Março, a recepção oficial aos recém admitos àquela instituição, numa cerimónia que serviu para ambientar os novos ingressos, vulgarmente conhecidos por "caloiros". O programa consistiu na realização de actividades culturais pelos estudantes e na apresentação das normas que regem aquela que é considerada a maior faculdade da Universidade Eduardo Mondlane.
Na ocasião, a Prof. Doutora Amália Uamusse, directora da Faculdade afirmou que na instituição que dirige os estudantes têm espaços para desenvolverem capacidades científicas e técnicas, "mas também outros espaços para desenvolverem na forma cultural, desportiva e noutras formas", considerou.
Perante estudantes, Uamusse apresentou cada um dos membros que integram a sua equipa directiva nomeadamente os directores adjuntos, chefes dos departamentos e directores do curso. Tratam-se de figuras que os recém admitidos poderão recorrer em caso de necessidade.
Falando sobre as boas práticas para a conservação do património, Rosário Foquiço, administrador da Faculdade de Ciências, exortou aos estudantes para o máximo de cuidado no manuseamento de instrumentos laboratoriais, alegando serem bastante honerosos para os cofres da instituição. Alertou para a necessidade de se evitar comportamentos como trepar, sentar ou percorrer por cima das carteiras, o transporte de carteiras de uma sala para a outra e, nalguns casos, o seu abandono nos corredores entre as salas. Foquiço adverte que todos estes comportamentos minam o civismo e o silêncio, considerados extremamente úteis para um bom abiemte académico.
Chamado a intervir, o Presidente do Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Ciências, falou da postura e atitudes que caracterizam um estudante da faculdade de ciências, apontando a paz, a união e a solidariedade entre os estudantes como principais valores.
Tendo em conta que a faculdade congrega estudantes de quase todas as zonas do país alertou-os para que nunca se esqueçam dos objectivos que norteiram o seu ingresso à faculdade, a busca de conhecimento para servir a sociedade.
A cerimónia de ambientação dos novos ingressos da Faculdade de Ciências teve Sainda o plantio de arvores e uma exposição de material diverso ao mesmo tempo que efectuaram visitas ao Museu do DCB, Jardim Botânico e à Biblioteca Central.