1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ESCIDE realiza actividades de extensão

extensaoNo âmbito das suas actividades de extensão, a Escola Superior de Ciências de Desporto levou a cabo recentemente, junto das populações de Posselana, distrito de Marracuene, actividades diversas que incluiam a realização de uma feira de saúde, em que os populares tiveram a oportunidade de fazer testes de HIV/SIDA, malária, tensão arterial, medição do peso, entre outros.

As actividades incluiram, igualmente, o tratamento de bilhetes de identidade, bem como, a atribuição de Números de Identificação Tributaria (NUIT). Todos os sectores de fornecimento de serviços às populações locais foram caracterizadas por enchentes enormes.

Na altura, o Director do ESCIDE, Cremildo Gonçalves, dava-se por satisfeito, por ter conseguido juntar num único local diversos extratos sociais e faixas etárias desde crianças, jovens e adultos. Disse que o evento tinha objectivos bem claros, a promoção da saúde das comunidades.

Segundo a fonte, as actividades de extensão são a forma que o ESCIDE encontrou para se relacionar com as comunidades. A escolha de Marracuene para esta actividade justifica-se pela necessidade de realizar eventos importantes fora das zonas urbanas.

"Também queremos perceber de perto as dificuldades que as pessoas têm no que respeita à prática desportiva, a oferta, a procura, e também os problemas do dia-a-dia, com destaque para a saúde", disse.

Este foi o primeiro destino a acolher uma actividade de extensão fora da zona urbana. Cremildo Gonçalves afirma que outras regiões fora do circulo urbano, poderão benefeciar deste tipo de eventos. A ideia é que o distrito de Marracuene possa ser palco de eventos do género num espaço temporal de três em três meses. Para o feito, decorrem negociações com as autoridades locais para viabilizar o projecto.

Gonçalves acrescenta, por outro lado, que a iniciativa pode ser o começo de um projecto de pesquisa de talentos tendo em conta que, as actividades de extensão incluem a componente de torneios de futebol, que têm atraído muitos jovens para os locais da realização dos jogos.

A fonte adianta que pessoalmente pretende aplicar todas as forças, energias e conhecimento acumulado ao longo de décadas para o benefício das comunidades, através da massificação do desporto e de outros projectos sociais.

Este projecto incorpora uma componente social muito forte na medida em que permite a criação de referências aos mais jovens. Por outro lado, cria lugares específicos de entretenimento nas zonas rurais, evitando deste modo o consumo de álcool e outras drogas pelos mais novos.

Gabriel Carlos Nguenha é estudante do ESCIDE do ramo de Gestão Desportiva, 3º ano, afirma que o evento constitui numa oportunidade para os estudantes aprimorarem a interação com as comunidades e aliarem a teoria à prática.

Refira-se que a actividade de extensão no distrito de Marracuene contou ainda com um torneio de futebol entre equipas locais, uma corrida envolvendo crianças, jovens e adultos do sexo feminino e masculino. Cada um dos vencedores de atletismo recebeu um prémio simbólico.

Para a realização deste evento foi mobilizada uma vasta equipa que incluía a direcção e Corpo Técnico e Administrativo da ESCIDE, estudantes e representantes da comunidade local.

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriEn çok kazanan iddaa hazır kuponlarDeneme bonusu 2022Kıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum