1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Faculdade de Medicina realiza Jornadas Científicas

A Faculdade de Medicina da UEM realiza hoje, 27 de Novembro, as Jornadas Científicas Estudantis, inseridas num vasto leque de actividades agendadas para assinalar os 50 anos da instituição, que se comemoram a 29 de Novembro corrente. As actividades agendadas incluem o Dia Aberto, a ter lugar amanhã, dia 28, e a realização de uma gala no dia 29, Sexta-feira, no Centro Cultural Universitário, que será o ponto máximo da efeméride.

jornadas medicinaHoje, nas jornadas científicas os estudantes de licenciatura e mestrado apresentaram diversos temas, fruto das investigações que têm vindo a desenvolver. Assim, um grupo de estudantes de Mestrado cujo tema de sua apresentação foi Investigação de Aumento de Casos de Malária em Crianças no Hospital Central de Maputo, em Janeiro de 2013, defende que essa tendência é causada, em parte, pelas irregularidades na implementação das medidas de prevenção e controlo da malária. Constataram ainda a existência de discrepâncias entre os diferentes sistemas de vigilância.Sendo assim, recomendam uma avaliação do sistema de vigilância para a malária e a implementação das medidas de prevenção e controlo usadas rotineiramente.

Este estudo foi realizado entre Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013 e resulta de um registo de 328 casos de malária grave e 9 óbitos cujas idades variam de 0 aos 14 anos. Segundo os estudantes, a malária em Moçambique é a principal causa de morbimortalidade em crianças.

Em Janeiro de 2013, o Hospital Central de Maputo comunicou ao Instituto Nacional de Saúde o aumento do número de casos de malária grave desde Dezembro de 2012.

Türkçe porno martin luther king jr kimdir