Reitor defende a introdução de disciplinas transversais nos cursos
- Detalhes
- Criado em 06-06-2023
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, defendeu a introdução de disciplinas transversais nos cursos de formação superior, tendo em conta o perfil e o tipo de formando que a universidade pretende colocar no mercado.
Explicou que a sociedade está, cada vez mais, a enfrentar uma crise de valores, daí a necessidade de incutir, nos formandos, valores éticos relevantes no processo de formação.
O dirigente máximo da maior e mais antiga instituição de ensino superior no país falava esta Quarta-feira, durante uma visita que efectuou à Faculdade de Ciências, visando, entre outros objectivos, socializar-se com os processos em curso nesta unidade orgânica.
“A componente científica é muito boa, mas há várias outras que temos de fornecer aos nossos estudantes. Aliás, esta perspectiva permite que os nossos estudantes se diferenciem dos outros profissionais formados em outras universidades, sendo aqui onde reside a importância das disciplinas transversais”, justificou.
Reiterou que a universidade deve ter uma visão de que tipo de profissional pretende instruir, para garantir a formação de cidadãos com a dimensão ética e responsabilidade para construir o país.
Na ocasião, Manuel Guilherme Júnior reuniu-se com docentes, investigadores e corpo técnico administrativo, que apresentaram algumas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia de trabalho, com destaque para a alocação de novos meios de transporte, aquisição de mais equipamentos para aulas práticas e a reintrodução do subsídio de apoio na investigação para técnicos.
Por sua vez, o Director da Faculdade de Ciências, Prof. Doutor Daúd Jamal, disse que a direcção tem conhecimento de grande parte das dificuldades apresentadas pelos funcionários e que está neste momento a envidar esforços para uma possível solução.
“Estamos, por exemplo, a trabalhar para melhorar a questão de falta de equipamentos laboratoriais para aulas práticas, que são muito relevantes na formação dos nossos estudantes. Há preocupações apresentadas e de que nós não tínhamos conhecimento, mas não deixam de ser relevantes e iremos buscar soluções e contamos com o apoio da direcção da Universidade”, disse.
Durante a visita, o Reitor escalou grande parte dos departamentos da Faculdade de Ciências, tendo interagido com técnicos, a destacar a deslocação para os laboratórios de Gemologia e Física Nuclear bem como o Centro de Treinamento em Radioterapia.