1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Campus Limpo junta comunidade universitária para campanhas de limpeza

Campus-Limpo-01

O Campus principal da UEM acolheu, no último Sábado, a I Edição do Campus Limpo, uma iniciativa de carácter social que consiste em campanhas de educação para a conservação do ambiente, a partir de jornadas de limpeza e conservação do campus.
Campus-Limpo-02O evento juntou estudantes, docentes, directores das unidades orgânicas e diversas individualidades da sociedade civil, académicos, entre outros.
No lançamento da iniciativa, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, sublinhou a ideia de não se esperar por uma entidade específica que seja responsável por manter o Campus Universitário limpo, mas que todos devem se envolver neste empreendimento colectivo.
O Reitor sublinhou o facto de mais do que estar-se numa actividade de limpeza, ter sido lançada a semente para a cidadania e a conservação do ambiente.
O ambientalista, Doutor Carlos Serra, explicou que a primeira etapa mais importante num processo de consciencialização é a identificação do problema e o Campus Limpo obedece essa lógica ao ter constatado a existência de resíduos num espaço público, em contexto académico, e gerar uma iniciativa destas que consiste na remoção de resíduos e limpeza. “Há um papel de cada um de nós na manutenção do Campus Limpo. Por isso, quando o Magnífico Reitor falou comigo e com o Professor Tomás Timbane para apadrinharmos esta iniciativa, aceitamos de imediato”, disse.
Campus-Limpo-03Segundo o activista, os resíduos não são lixo, pelo que urge desenvolver uma nova mentalidade de encarar os resíduos não como lixo, mas como materiais que devem ser recolhidos de forma segregada. “Porque, se pensarmos que é lixo, vamos continuar a queimar, enterrar ou jogar na lixeira de Hulene e não estaremos a resolver o problema”, frisou.
Fez saber que, dentro do Campus Universitário, existe um potencial muito grande de aproveitamento de todo o lixo orgânico através do campo experimental da FAEF.
“Muitos dos resíduos que nós recolhemos têm valor de mercado”, alertou. A próxima edição do Campus Limpo vai decorrer no dia 26 de Agosto de 2023.

 

 

hd izle