“A Matemática direcciona o cidadão a defender a integridade”
- Detalhes
- Criado em 06-06-2023
- Considera Prof. Doutor Sansão Pedro, do Departamento de Matemática
O investigador da semana é o Prof. Doutor Sansão Pedro, director do programa de Mestrado em Matemática no Departamento de Matemática e Informática, na Faculdade de Ciências. Nesta entrevista, aborda a importância da matemática no quotidiano e aponta as linhas mestras para tornar esta disciplina compreensível para os estudantes.
Professor, porquê a Matemática é muito difícil de aprender para muitos alunos?
A Matemática é, sim, uma das disciplinas mais difíceis de aprender para muitos alunos. O motivo principal desta dificuldade resulta da exigência cumulativa da aprendizagem Matemática que não existe em outras disciplinas. Isto é, a Matemática constrói-se em cima da Matemática. A título de exemplo, uma equação não existe sem a adição, subtracção, multiplicação e divisão. O que pode não ser o mesmo em uma disciplina como História onde o conhecimento da História brasileira não é um requisito para assimilar a História de Moçambique. Outro aspecto da Matemática é que ela é uma linguagem, é um raciocínio sobre a representação de várias realidades e fenómenos. E, muitas das vezes, ensina-se Matemática sem se fazer menção do objecto físico em causa, o que exige bastante abstracção para a aprendizagem.
Como tornar o ensino da Matemática fácil?
Um dos grandes problemas a longo curso é ensinar Matemática por meio da memorização ou ensinar objectos matemáticos (por exemplo, equações) como se fossem fórmulas. Esta é a razão pela qual os nossos alunos terminam a 12ª classe sem nunca terem entendido o que é a Matemática, como resultado não possuem bagagem matemática cumulativa que lhes permita avançar para um curso superior com bastante exigência da componente matemática. Respondendo à sua questão, para obter um bom sucesso escolar no ensino da Matemática temos que ensiná-la como uma linguagem ou meio de construção de um raciocínio lógico e analítico sobre a realidade em causa. Isto exige que, quem ensina a Matemática, detenha um nível elevado de conhecimento e experiência na área. Einstein deixou o seguinte pensamento: “não se pode encontrar a solução de um problema no nível em que o problema foi criado”. O problema actual de insucesso escolar em relação à Matemática reside naqueles que a ensinam. Muitos não estão preparados para ensinar a Matemática, eles tentam ensinar o que não entendem. Provavelmente, se pudéssemos entrevistar professores de Matemática, fazendo perguntas tais como: o que é função, o que é limite, o que é conjunto, etc., surpreender-nos-íamos com o resultado. O Governo precisa apostar em professores qualificados.
O que é que o Professor ou o Departamento têm feito para desmistificar essa dificuldade?
Para minimizar o problema, o Departamento tem privilegiado o uso de aulas práticas, onde, em muitos casos, a carga semanal da aula prática é o dobro da carga da aula teórica. Nestas actividades, o processo de aprendizagem é centrado no estudante, o que lhe permite ganhar mais autonomia em relação aos objectos de estudo. Pessoalmente, aproveito esta forma de organização do processo de ensino aprendizagem para obter mais interacção com o estudante, dando primazia às perguntas do tipo “porquê”. Não me dou por satisfeito só por ter a resolução certa. Faço mais perguntas, procuro certificar-me de que o estudante entendeu os princípios e conceitos por detrás das operações realizadas e, como o esquema implementado, é o mais adequado para fazer face ao problema proposto.
Que interação tem havido com os professores das escolas secundárias ou primárias para encontrar formas de tornar a Matemática compreensível para os alunos?
Na realidade, tem havido muito poucas interacções entre os dois lados: o escolar e o superior, embora sejam complementares. Isto acontece porque os alunos recebidos no nível superior são preparados no nível escolar e o professor que trabalha no nível escolar, provavelmente recebeu a sua preparação no nível superior. Aquando da conferência SAMSA 2022, realizámos algumas oficinas com os professores do ensino secundário num workshop denominado STEM Workshop, onde abordamos temas ligados à análise matemática, geometria e álgebra. Creio que, no futuro, estas experiências serão replicadas.
Qual é a importância do ensino da Matemática na formação do cidadão?
A Matemática deve fazer parte integrante da vida do cidadão, pois ela o direcciona a defender a integridade, a vivência e a sobrevivência, no seu papel social e cultural, como foi demonstrada pela sua história no decorrer do tempo. A linguagem humana evoluiu ancorada na Matemática: a exactidão dos números, por exemplo ajudou o homem a investigar o encadeamento dos factos e a coerência nele presente. Isso deve se reflectir na maneira como nos comunicamos, explorando o raciocínio lógico para argumentar, fazer inferências e elaborar hipóteses. Entendo que o ensino de Matemática deve desenvolver, no aluno, condições para uma leitura crítica da realidade social com base em dados científicos.
Como a Matemática pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional?
Ela é responsável por proporcionar o acesso ao desenvolvimento de técnicas intelectuais. O seu conhecimento na formação profissional é de extrema importância, pois faz-se presente em todas as áreas. Num mundo com avanços tecnológicos frequentes, no qual as pessoas são cada vez mais substituídas por inteligência artificial, é muito importante preparar os cidadãos com as habilidades em ciências matemáticas, com particular enfoque na filosofia STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas). Indivíduos que desenvolveram a habilidade de raciocínio matemático tendem a se desenvolver com facilidade em diversas profissões, principalmente aquelas relacionadas com a tecnologia e engenharia. Independentemente da profissão e da área em que alguém pretenda actuar, raciocinar de forma lógica será fundamental para que ele consiga se diferenciar dos demais. As maiores empresas do mundo actuam directamente nesse sector e há plena capacidade de expansão para as próximas décadas. A inteligência artificial já é uma realidade do nosso quotidiano e, actualmente, está além de áreas ligadas à tecnologias e engenharia, sendo encontrada em áreas tais como linguística, ciências sociais, etc.
Qual é o contributo da Matemática para o desenvolvimento do país?
A Matemática é uma ciência que busca estabelecer, de maneira clara e estruturada, conceitos e técnicas para a compreensão de fenómenos. A aprendizagem da Matemática fornece aos nossos pensamentos uma infinidade de efeitos incrivelmente benéficos. Isso ajuda-nos a pensar de forma mais clara, ajuda o pensamento analítico, acelera os nossos pensamentos, incentiva a praticidade e pode ser aplicado na vida quotidiana. Desde calcular a gorjeta na conta de um restaurante até projectar o smartphone mais recente, a Matemática é parte integrante de muitos aspectos da sociedade moderna. No entanto, a sua influência estende-se além de apenas aplicações práticas. A Matemática também pode nos ajudar a entender as complexidades mais profundas do mundo, como padrões na natureza, dinâmica social e sistemas económicos.
Uma área em que a matemática fez contribuições significativas é no estudo das mudanças climáticas. Por meio de modelagem matemática, os cientistas podem entender melhor a dinâmica do sistema climático da terra e prever os impactos potenciais do aquecimento global. Da mesma forma, a Matemática desempenha um papel vital na compreensão da disseminação de doenças infecciosas e no desenvolvimento de estratégias eficazes para o controlo de doenças. Actualmemte, estamos a testemunhar como os modelos matemáticos foram fundamentais para compreender a dinâmica da pandemia da COVID-19 e desenhar estratégias da sua contenção.