Inaugurado Centro de Recursos e Aprendizagem Índia – Moçambique
- Detalhes
- Criado em 26-05-2023
A UEM e parceiros inauguraram, hoje, no Campus Principal, o Centro de Recursos e Aprendizagem Índia-Moçambique. Trata-se de uma unidade que visa a formação de moçambicanos localizados em todas as regiões do país, em distintas áreas científicas.
O Centro, que resulta da assinatura de um Memorando de Entendimento entre os dois governos, vai facilitar o processo de inscrições aos candidatos a vários cursos de universidades indianas, acesso aos serviços de Tele-Educação (acesso às aulas virtuais, realização de exames presenciais, consulta de materiais bibliográficos, entre outros).
Durante a cerimónia de inauguração, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, destacou as excelentes relações de cooperação com o governo da Índia e instituições parceiras, que permite o desenvolvimento de diversas actividades no âmbito da ciência, tecnologia e inovação e, particularmente, na criação de oportunidades de formação de moçambicanos em instituições de ensino superior, na Índia.
Segundo o dirigente, o estabelecimento deste Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem representa mais um testemunho, do quão a relação entre os dois países tem contribuído de forma eficaz na formação do capital humano. “Temos a certeza de que estamos a ampliar cada vez mais as oportunidades de formação com qualidade com base na parceria que mantemos com a Índia”, disse.Nivagara lembrou que a cooperação entre Moçambique e a Índia no domínio da tecnologia e ensino superior alicerça-se em dois instrumentos, nomeadamente um Programa de Trabalho em Matérias de Ciência e Tecnologia assinado, em Maio de 2003, e o Programa de Intercâmbio na Área de Educação, celebrado em 2011.
Na sequência, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, reconheceu o papel dos centros de recursos, numa altura em que as formas de comunicação, de formação e de construção de cidadania exigem a aposta na digitalização.
Garantiu que a UEM não está alheia ao processo de digitalização e, por isso, no Plano Estratégico da instituição prevê a massificação de formação de qualidade, pelo que, a instalação do centro de recursos, inspira o desejo de continuar a servir como um polo onde os processos de formação através dos meios digitais continua decisivo.
O representante da Embaixada da Índia em Moçambique, Dr. Sujit, fez saber que o seu país tem oferecido facilidades de formação a muitos países africanos, mas tem estado a constatar que estudantes moçambicanos são mais dedicados, pelo que estão comprometidos em continuar a ajudar, providenciando não apenas o E-Learning mas outras tecnologias de informação e comunicação.
Um dos estudantes beneficiários da formação na Índia, Alfredo Chicuala, agradeceu e disse que os estudantes vêm sendo beneficiados de diversificada e multifacetadas formas de formação e que tem testemunhado um crescimento e progresso pessoal a vários níveis e em diferentes esferas de conhecimento.