UEM lança Bolsa de Estudos Bernardo Mariano Jr.
- Detalhes
- Criado em 26-05-2023
A Universidade Eduardo Mondlane lançou ontem (25/05), a Bolsa de Estudos Bernardo Mariano Jr., através da Iniciativa Padrinho, destinado a estudantes do sexo feminino do I Ano de Graduação nas áreas de Engenharia, Matemática ou Informática, em regime diurno.
A bolsa tem efeitos a partir do segundo semestre deste ano e comporta as propinas universitárias, subsídios de alojamento e alimentação, assim como material didáctico. A extensão da bolsa é igual ao do tempo de estudos, sendo renovada anualmente, conforme o Regulamento de Bolsas de Estudo, em vigor na UEM.
O padrinho da Bolsa, o Eng.° Bernardo Mariano, disse que, durante os 30 anos de experiência profissional, sempre constatou a ausência ou a existência de pequeno número de mulheres que abraçam a informática, pelo que, este gesto, representa um contributo visando impulsionar a mulher a apostar na engenharia informática. “O grande prazer que tenho dentro da minha atribuição profissional é de ser mentor ou ajudar a melhorar as estatísticas sobre o papel da mulher e da igualdade de género nas várias áreas profissionais, conforme a agenda de desenvolvimento sustentável”, disse.
Explicou tratar-se de um projecto pessoal com o objectivo de melhorar a representação da mulher nas ciências, engenharia e matemáticas. “Eu tive o privilégio de estudar e de ter um bom emprego e até de ajudar os meus familiares, mas esse privilégio não pode terminar aqui, também quero ajudar os outros”, frisou.
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, agradeceu a iniciativa, tendo referido que a capacidade do Estado de absorção de candidatos às bolsas ainda é muito baixa, por isso, a UEM, dispondo de antigos estudantes seus espalhados pelo mundo, estes podem usar destas oportunidades para ajudar a outros moçambicanos.
O Reitor orientou a Direcção do Registo Académico para a necessidade de interacção entre o padrinho da Bolsa, o Eng.° Bernardo Mariano, e as beneficiárias para diálogo permanente e aconselhamento aos seus afilhados. “Porque muita das vezes, os mais novos não compreendem o contexto em que se encontram”, disse.
A Vice-Presidente da Associação dos Estudantes Universitários (AEU), Célia Cuna, agradeceu e garantiu que a bolsa vai impulsionar o crescimento do número de raparigas aos cursos de engenharia.
As candidatas às bolsas de estudo deverão submeter a sua candidatura electronicamente até ao dia 30 de Junho, através de formulário disponível na página da Direcção do Registo Académico da UEM, www.dra.uem.mz.