Estudantes da UEM premiados nos EUA
- Detalhes
- Criado em 26-05-2023
Um grupo de 5 estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, dos quais três da Faculdade de Ciências (Vasco Cossa, Carla Mavila e Odavia Naftal), um da Faculdade de Engenharia (Abel Junga) e um da Faculdade de Agronomia (Erasmo Sique), ocuparam o segundo lugar na competição internacional denominada WEGE PRIZE, nos Estados Unidos de América, organizada pela KCAD Wege Center for Sustainable Design com o apoio da Wege Foundation.
O grupo de estudantes da UEM apresentou, na competição, uma ideia designada Green Poultry Farm, que aborda o problema da poluição ambiental resultante de resíduos de aves, na produção avícola intensiva, com um sistema inovador de digestão anaeróbica, que consiste na conversão do esterco de aves em biogás e biofertilizantes.
Green Poultry Farm mostrou como reduzir o impacto ambiental da avicultura intensiva, reduzir o uso de energia elétrica da rede na produção avícola, maximizar o rendimento das culturas por meio dos biofertilizantes e contribuir para a economia circular. Mais importante ainda, seu conceito reduz a contribuição da avicultura na poluição dos corpos de água, pois as fontes de poluentes são eliminadas e/ou mantidas no circuito, através da reutilização, tornando-o uma abordagem sustentável.
Segundo o representante do grupo, Vasco Cossa, “diferentemente dos sistemas de produção de biogás comuns, o nosso conceito é 100% circular, pois não produz perdas e o seu design é inovador, usando materiais inteligentes, que permite que o biogás saia puro e pronto para ser usado, não sendo necessário passar por processos de purificação caros”.
A competição contou com a participação de 51 equipas de estudantes universitários de graduação, pós-graduação e doutoramento de todo o mundo, organizados em equipas multidisciplinares de cinco elementos cada, representando diferentes disciplinas académicas e diferentes instituições académicas.
Com a conquista do segundo lugar, a turma moçambicana recebeu um prémio em dinheiro equivalente a US $20.000, para testar a ideia.
O WEGE PRIZE é uma competição anual que lança soluções revolucionárias para o futuro, inspirando estudantes de faculdades/universidades de todo o mundo a colaborarem em fronteiras institucionais, disciplinares e culturais, para redesenhar a forma como as economias funcionam. As equipas disputam US $65.000 em prémios totais em dinheiro.
De recordar que este grupo de estudantes da UEM, no ano passado, com um projecto similar, ocupou a mesma posição na competição “928 challenge”, em Macau. No mesmo ano, Vasco Cossa, no WEGE PRIZE, liderou um grupo de estudantes de instituições do ensino superior da China, Gana e Estados Unidos, tendo desenvolvido uma ideia designada “AquaPro”, que aborda o problema da poluição de água com um sistema inovador de aquaponia usado para cultivar peixes, vegetais e lentilhas. Este grupo ocupou o terceiro lugar.