1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM atribui títulos honoríficos a quatro entidades da instituição

CUN-Titulos-23

O Conselho Universitário da UEM, reunido esta semana, na sua I Sessão Ordinária, aprovou a atribuição de títulos honoríficos a quatro entidades da instituição, em reconhecimento pela sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, nomeadamente o Professor Doutor Carlos Serra (Professor Catedrático), Prof. Fernando Ganhão, o Dr. Augusto Cabral e o Prof. Doutor Filipe Couto.
O órgão deliberativo atribuiu o nome do Professor Doutor Carlos Serra ao Seminário Metodológico. A proposta foi submetida à Comissão de Verificação de Nomes pelo Centro de Estudos Africanos, destacando a formação de múltiplas gerações de cientistas sociais, entre sociólogos e historiadores na UEM e nos múltiplos fóruns nacionais e internacionais; estreitamento de pontes entre a universidade e a sociedade, colocando à disposição ferramentas e metodologias de investigação passíveis de serem apropriadas e accionadas por diversos perfis de actores sociais; entre outros.
O Conselho Universitário entende que o Professor Carlos Serra exerceu a sua actividade académica e influência como cientista social e engajado cidadão, fazedor de opinião, além de abnegado servidor público que dedicou a sua vida na construção e promoção da Sociologia.
O nome do Prof. Ferrnando Ganhão foi atribuído ao Anfiteatro 3001 da Faculdade de Letras e Ciências Sociais. A atribuição é um reconhecimento pela sua contribuição na realização da missão que norteia a UEM, sobretudo na componente científica, investigação e extensão. Fernando Ganhão foi o primeiro Reitor da UEM e perdeu a vida em 2008.
O nome do Prof. Doutor Filipe Couto foi atribuído à Biblioteca da Escola Superior de Desenvolvimento Rural, unidade localizada em Vilankulo.
Por sua vez, o nome do Dr. Augusto Cabral foi atribuído ao Centro Educacional do Museu de História Natural, em reconhecimento pelo seu contributo na realização de diversas actividades educacionais, com destaque para a realização de programas radiofónicos na Rádio Moçambique, tal é o exemplo do programa “Fungará da Bicharada”; a divulgação da fauna de Moçambique em programas educacionais na Televisão de Moçambique; apresentação de proposta de lista de animais para serem impressas em notas e moedas nacionais, desde a época da criação do Metical, em 1980, quando substituiu o escudo português; entre outros. O Dr. Augusto Cabral foi Director do Museus de História Natural e perdeu a vida em 2006.

film film izle