1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Atribuição de bolsas de estudos alarga o acesso à formação

- Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson Macuácua

Vice-MCT-2023

O Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. Edson Macuácua, defendeu que a atribuição de bolsas de estudos aos jovens está a contribuir para o alargamento de acesso à formação à parte considerável da população em idade escolar, sobretudo os mais necessitados, atendendo à determinadas áreas estratégicas de formação definidas pelo Governo.
Explicou que, a educação, é um direito consagrado constitucionalmente, um dever de todos, enquanto sociedade e um instrumento para a afirmação e integração dos indivíduos na vida social, económica e política, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do país e para o combate à pobreza.
O Vice-Ministro falava esta Quarta-feira, no Campus Principal da UEM, durante um evento académico realizado no âmbito da Semana da Europa, sob o lema “Por uma Educação de Qualidade, Emprego digno e Juventude Empoderada”.
Edson Macuácua afirmou que, até o presente momento, existem cerca de 425 estudantes moçambicanos estudando no estrangeiro em diferentes países da União Europeia, dos quais 54 por cento do sexo masculino e 46 por cento do sexo feminino, o que torna esta organização internacional num parceiro estratégico importante para Moçambique.
“A este propósito, gostaríamos de recordar que o mesmo lema das festividades do presente ano em torno da Semana da Europa é “Ano Europeu das Competências”, no cerne do qual se procura colocar as competências no epicentro da promoção da formação de qualidade para a juventude, condição base para a aquisição de emprego digno e empoderamento na sociedade”, destacou.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que, no âmbito de transformação para a Universidade de Investigação, a instituição tem privilegiado as recomendações de organizações parceiras, como é o caso da União Europeia, pois garantem que a universidade se posicione melhor na provisão de soluções para o país, região e continente.
“Neste sentido, estamos apostados em aumentar a oferta na pós-graduação e que esta seja também acessível aos jovens recém-formados nos cursos de graduação. Mas estamos também num processo de criação de um Centro de Excelência em matérias de mudanças climáticas e que acreditamos que este pode ser o melhor passo que a UEM pode dar para contribuir na abordagem integrada desta temática e contamos com o apoio de todos”, revelou.
Manuel Guilherme Júnior acrescentou que a universidade está a se posicionar cada vez melhor na preparação dos jovens para garantir a empregabilidade, através da aposta na investigação, inovação e extensão.
Por sua vez, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Maggiore, reconheceu a importância estratégica do evento para a comunidade estudantil, ressalvando que abre espaço para mais oportunidades de estudo, através de iniciativas como Exposição e Networking, Feira de Promoção de Bolsas de Estudos e intercâmbios estudantis. A mesma opinião foi secundada pelo Coordenador Geral da AEFUM, Nélio Zunguza, que destacou os ganhos da cooperação com a União Europeia e países membros, tais como a formação de 50 jovens no âmbito do programa Empreendedorismo Azul e o financiamento de iniciativas de auto-emprego e empoderamento das jovens universitárias.

film film izle