UEM e Camões reforçam cooperação para ensino de Português na África Austral
- Detalhes
- Criado em 19-05-2023
A Universidade Eduardo Mondlane e Camões - Instituto de Cooperação e da Língua assinaram, na Segunda-feira (15/05), um Protocolo de Cooperação visando, dentre vários objectivos, estabelecer as condições para a colocação de docentes moçambicanos a nível do ensino superior, em Universidades da África Austral.
O Protocolo foi rubricado, em Maputo, pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior e pelo Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura.
Intervindo na ocasião, o Reitor da UEM afirmou que há evidências de crescimento da cooperação entre as duas organizações, destacando a formação de docentes da UEM nas universidades portuguesas bem como a atribuição de bolsas de estudos e capacitações técnicas à comunidade universitária.
“O acordo permite a projecção da universidade na região, através de instalação de leitores nos países da África Austral, permitindo que os nossos docentes contribuam para a disseminação da língua portuguesa”, referiu.
Explicou que o acordo é assinado no Mês da Língua Portuguesa, constituindo, assim, mais uma oportunidade para alargar a cooperação para outras áreas de actuação, com o objectivo de promover acções que contribuam para o crescimento da Universidade.
Por sua vez, o Embaixador de Portugal em Moçambique reiterou que a cooperação com a UEM é de longa data, assegurando que, este acordo, constitui mais uma oportunidade para que docentes e estudantes na diáspora contribuam na disseminação da língua portuguesa.
“A Embaixada estará sempre aberta para mais acções de intercâmbio em prol do ensino superior de qualidade em Moçambique”, garantiu.