Diversas actividades assinalam Dia Internacional dos Museus na UEM
- Detalhes
- Criado em 19-05-2023
Celebrou-se, ontem, à escala mundial, o Dia Internacional dos Museus. Ao nível da UEM, diversas actividades tiveram lugar, como forma de assinalar a efeméride no Museu de História Natural, na Fortaleza de Maputo e no Museu da Moeda.
O Museu de História Natural realizou palestras educativas e sensibilização sobre a importância dos Museus em algumas escolas, tais como Escola Superior de Jornalismo e no Instituto Dom Bosco e recebeu estudantes dos cursos de Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS).
O ponto mais alto no Museu de História Natural foi a visita do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Dr. Eneas Comiche, durante a qual ficou a saber dos projectos que têm sido realizados em parceria com instituições nacionais e internacionais. Eneas Comiche destacou a importância dos Museus para o crescimento do turismo na cidade de Maputo.
O Museu da Moeda agendou sessões de visitas guiadas e conversas sobre a história daquele local. O local acolheu cerca de 300 alunos provenientes de diferentes estabelecimentos de ensino da cidade de Maputo.
Por sua vez, na Fortaleza de Maputo, além das visitas guiadas, foram realizados seminários, conversas e o lançamento de uma exposição colectiva intitulada “Fotografia para transformação social, um mundo para todos divididos”, da autoria de 7 fotógrafos, entre moçambicanos e estrangeiros, com o suporte da Cooperação Espanhola.
Segundo a representante dos autores, Yassmin do Rosário Forte, a exposição aborda temas ligadas ao âmbito social, nomeadamente a problemática dos transportes públicos em Moçambique, a toxicodependência, o trabalho das mulheres nas pedreiras, a desigualdade social, o assunto dos deslocados dos ataques terroristas em Cabo Delgado e por mudanças climáticas, a questão dos mares, entre outros.
Este ano, o Dia Mundial dos Museus celebra-se sob lema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.