Após 45 anos de docência: Faculdade de Engenharia homenageia Prof. Carlos Quadros
- Detalhes
- Criado em 19-05-2023
A Faculdade de Engenharia da UEM homenageou, esta Quinta-feira, o Prof. Doutor Carlos Quadros, que vai à reforma, após 45 anos de docência nesta instituição.
Durante o evento, que contou com a participação de estudantes e representantes de organizações nacionais e internacionais que actuam no ramo de engenharia, o Prof. Doutor, Jorge Nhambiu, antigo Director da Faculdade, procedeu à leitura do perfil académico e profissional do Prof. Quadros.
“Concluiu a licenciatura em Engenharia Civil no ano de 1977, na Universidade Eduardo Mondlane, tendo, posteriormente, começado a exercer a profissão de docência, como Monitor, em 1976”, destacou.
Referiu que, entre os anos de 1982 a 1985, frequentou o Doutoramento em Geotécnica na Escola Superior de Construção e Arquitectura Weimar, na Ex-República Democrática Alemã (RDA), e que, actualmente, exercia a função de docência nesta unidade orgânica, leccionando disciplinas como Mecânica dos Solos e Resistência de Materiais.
Por sua vez, Carlos Quadros mostrou-se satisfeito com a homenagem, tendo aconselhado aos professores mais novos que continuassem a exercer a profissão de docência com rigor e maior responsabilidade.
“Nós temos a obrigação de produzir e transmitir o conhecimento, mostrando aos outros que, no caminho do progresso, já pusemos uma pedra e que há lugar para que mais pedras sejam colocadas”, recomendou.
Acrescentou que a Faculdade de Engenharia ainda enfrenta grandes desafios, com destaque para a criação de mais instalações universitárias, bem como a realização de investigação por contrato, tendo em conta as novas áreas, nomeadamente as energias renováveis, robótica, automação, os andróides e satélites, entre outras.
Em reacção, o Director da Faculdade de Engenharia, Professor Doutor Dinis Juízo (Professor Catedrático), reconheceu o legado deixado pelo Prof. Quadros, assegurando que grande parte das recomendações deixadas por ele estão a ser seguidas.
“A direcção da Faculdade reconhece o valor das pessoas em vida. Maior parte das ideias do Prof. Quadros coincide com acções que estão em curso na Faculdade, por exemplo, temos em carteira três a quatro mestrados, nomeadamente Robótica Idiomática, Energias Renováveis e o mestrado em Gestão de Construção”, revelou.
O evento de homenagem a esta figura emblemática da engenharia moçambicana foi igualmente marcado por testemunhos dos grandes feitos do Prof. Quadros pelos seus ex-estudantes.
“É gratificante encontrar docentes que, para além de transmitir conhecimentos, fazem com que os estudantes se interessem, de forma especial, pelo curso e se apliquem ainda mais. É exactamente isso que o docente Quadros fazia connosco”, reconheceu a Eng. Cleide Santos, representante da turma de 2019, do Curso de Engenharia Civil.