“A promoção da gastronomia local é fulcral para o desenvolvimento do turismo”
- Detalhes
- Criado em 01-05-2023
- Orlanda Maculuve, estudante de Gestão Hoteleira na ESHTI
A estudante da semana é Orlanda Maculuve, de 21 anos de idade, finalista do curso de Licenciatura em Gestão Hoteleira, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI). Natural de Maputo, abraçou Gestão Hoteleira por influência do cunhado que já tinha feito curso, também na ESHTI, abandonando, desta forma, o sonho de ser contabilista.
Estudante notável pela sua dedicação, desenvolve actualmente um projecto de pesquisa sobre o contributo dos eventos gastronómicos para a promoção de estabelecimentos hoteleiros.
Quando é que pensou estudar Turismo/Gestão Hoteleira? Porquê?
Gestão Hoteleira nunca esteve nos meus planos e desde criança sempre quis ser contabilista; o curso de Gestão Hotelaria foi, na verdade, pela influência do meu cunhado que estudou na ESHTI.
Acha que encontrou na UEM a formação que pretendia?
Sim, acabei me apaixonando pelo curso pois, além de abordar assuntos acerca da hotelaria, abrange também a área de gestão.
Orlanda, está a desenvolver uma pesquisa sobre o contributo dos eventos gastronómicos para a promoção de estabelecimentos hoteleiros. Qual é o objectivo?
A pesquisa tem como caso de estudo o município de Inhambane. Pretendo compreender o contributo dos eventos gastronómicos para a promoção de estabelecimentos hoteleiros.
O que é que os resultados até aqui obtidos indicam?
Bom, o projecto ainda está numa fase inicial, mas, das entrevistas até aqui feitas, pode se concluir que esses eventos contribuem positivamente no desenvolvimento cultural e económico.
Qual é a relação entre turismo e eventos gastronómicos?
Os eventos gastronómicos podem gerar e aumentar o fluxo de visitantes num destino turístico, pois esses consomem vários produtos que são oferecidos e promove a valorização da gastronomia local que, ultimamente, tem sofrido uma queda na província de Inhambane.
No seu entender, porquê a queda na valorização da gastronomia de Inhambane?
Por falta de promoção. Tem havido poucos eventos de promoção da rica gastronomia local. No caso vertente do município de Inhambane, os agentes económicos, em geral, e os operadores turísticos, em particular, deviam realizar eventos periódicos de promoção da gastronomia.
Que contributo acha que o seu estudo poderá ter?
Creio que poderá ajudar aos operadores turísticos (no caso, agentes hoteleiros) e os munícipes, em geral, a perceberem a importância dos eventos gastronómicos para alavancar a economia local, além das belas praias e outros destinos turísticos. Um dos factores que atrai os turistas e contribui bastante para o desenvolvimento do turismo é a gastronomia local.
Está a estudar numa escola localizada numa província que é um destino turístico. O que acha do desenvolvimento do sector em Inhambane?
O turismo na província de Inhambane está numa fase experimental, pois ainda não há um elevado fluxo de turistas e há pouca promoção da gastronomia local.
Que contributo os estudantes podem dar?
Os estudantes podem organizar eventos gastronómicos, feiras ou até mesmo excursões para garantir o aumento de turistas nessa província. A Escola realiza, anualmente, festivais gastronómicos e excursões que têm mobilizado turistas com paixão pela gastronomia ou mesmo pelos lugares históricos da província. Essas actividades têm envolvido estudantes. Mas, de forma particular, também podem promover iniciativas similares.
Que avaliação faz do ambiente de investigação na Escola?
Os docentes têm incentivado os estudantes para desenvolverem trabalhos de investigação e apoiam quem demonstra interesse. Entretanto, a situação ainda é preocupante. Não tem havido muita curiosidade por parte dos estudantes. Há receio que acaba se notando na qualidade dos trabalhos ou projectos feitos por esses estudantes. Os docentes têm dado oportunidade aos estudantes para apresentarem os seus projectos em algumas palestras que têm sido organizadas na Instituição.
O que o país pode esperar de si depois de concluir o curso?
Após o término do curso, espero trazer grandes novidades, principalmente no sector hoteleiro, que é a minha área de formação, porque, primeiro, ganhei uma paixão enorme pelo curso e pela experiência que tive. Não espero mudar esse sector, mas sim trazer algo novo, através dos conhecimentos que adquiri. Acredito que irei trazer mudanças positivas e digo que estou capacitada para entrar no mercado de emprego.