Reitor apela o reforço da colegialidade na ESUDER
- Detalhes
- Criado em 12-03-2023
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apelou à direcção da Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER) a reforçar a colegialidade, explicando que este não é somente um mecanismo de gestão, mas também de resolução de conflitos que podem comprometer a imagem da Universidade.
O dirigente da maior e mais antiga universidade do país fez este apelo, na Segunda-feira, durante a visita que efectuou a esta unidade orgânica, localizada no distrito de Vilankulo, província de Inhambane.
“O que as pessoas querem, muitas vezes, é serem ouvidas. A colegialidade está ligada à comunicação, por isso, queremos que comuniquem cada vez mais. Sentimos que, em alguns casos, a comunicação não flui tal como desejamos. Como jovens, vocês têm maior potencialidade para o sucesso e a vossa escola é a que tem mais potencialidade pela capacidade de infraestruturas instaladas”, alertou.
Na opinião do Reitor, a direcção da ESUDER deve dialogar abertamente com o corpo administrativo, docentes e investigadores, para permitir que as suas inquietações sejam expressas em fóruns próprios, minimizando, assim, o recurso a cartas anónimas ou recados que, muitas vezes, são veiculados nas redes sociais.
Guilherme Júnior exortou, igualmente, a favor de uma melhor exploração de infraestruturas da ESUDER, através da implementação de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento no distrito, província e no país, em geral, bem como para a melhor arrecadação de receitas.
“Deviam começar a pensar sobre como estas infraestruturas devem ser usadas. Que serviços são vendidos aqui, podendo ser, por exemplo, a criação de formações de curta duração, mas não só para ganhar receitas, porque a Universidade não deve ser um lugar isolado da sociedade. Pelo contrário, deve ser parte da solução dos problemas da nossa sociedade”, sugeriu.
Para além do encontro com a direcção da ESUDER, corpo técnico e administrativo, docentes e investigadores, o Reitor renui-se também com estudantes novos ingressos, tendo apelado para uma maior dedicação e empenho para um futuro promissor.
“Como jovens, devem ter muitas iniciativas com a associação dos estudantes. Não passem daqui sem viver a universidade, o que significa que não basta tirar melhores notas; criem e recriem com a vossa direcção, actividades culturais, desportivas e outras para desenvolver outras capacidades essenciais na formação científica e humana”, apelou.
Ainda nesta semana, o Reitor visitou a Imprensa Universitária para se inteirar do funcionamento daquela unidade e auscultar os funcionários sobre as necessidades da unidade para o exercício pleno das suas actividades.