1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Mais de 22.700 candidatos disputam 5.790 vagas na UEM

 

exames-admissao

Cerca de 22.703 candidatos disputam 5.790 vagas de acesso ao ensino superior na UEM no presente ano lectivo de 2023. Do número de vagas disponíveis, 2905 são reservadas para os cursos lecionados no regime laboral e 1505 vagas para os cursos do pós-laboral.
Os exames de admissão à UEM, a Universidade Zambeze e Universidade Lúrio decorrem à escala nacional de 10 a 13 de Janeiro corrente.
Tal como nos anos anteriores, os cursos de Medicina, Direito, Contabilidade e Finanças, Engenharia Informática e Engenharia Elétrica continuam a ser os mais concorridos.
Admissa-IsabelDos candidatos à UEM, 55 por cento são do sexo feminino e 45 por cento do sexo masculino. Segundo explicou a Chefe do Departamento de Admissão a UEM, Profa. Doutora Isabel Guiamba, o número de candidatos do sexo feminino representa um crescimento na ordem de 1 por cento se comparado com o ano passado.
À semelhança dos dois últimos anos, os exames para o ano lectivo 2023 serão realizados no modelo misto, que consistem em exames integrados com a duração de 3 horas para duas disciplinas e exames não integrados com a duração de 1:30h para uma disciplina.
"Com os exames integrados o candidato apenas se desloca uma vez para o local de realização de exames, para realizar provas que lhe possibilitam a concorrer a duas opções de cursos", explicou, acrescentando que estes são reservados para os cursos com carácter específico, nomeadamente, os cursos de Música, Teatro e Ensino da Língua, Cultura e Literatura Chinesa.
A Chefe do Departamento de Admissão advertiu aos candidatos que não devem levar consigo bolsas, telemóveis, máquinas de calcular ou outros dispositivos eletrónicos cuja utilização não é permitida na sala de exames.
Além dos 22703 candidatos que concorrem à UEM, 6.754 candidatos procuram vagas na Universidade Zambeze e 3.593 disputam vagas de acesso a Universidade Lúrio.
Refira-se que os candidatos podem pessoalmente consultar as salas de realização de exames através do sitio www.admissao.uem.mz.