1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Estudante da FAVET cria mini biodigestor para produção de biogás

FAVET-Biogestor

António Ramos, estudante do 5° ano da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane criou recentemente um mini biodigestor completo, aparelho que processa e transforma os resíduos orgânicos em biogás, gás e fertilizantes.
Trata-se de uma inovação multifuncional que surge no âmbito do trabalho de culminação de curso, com o objectivo de avaliar o potencial que os resíduos dos animais de produção da FAVET possuem na produção de biogás e dimensionar um biodigestor cujo o biogás produzido será destinado principalmente ao aquecimento dos pintos e outras actividades.
“O biodigestor é uma câmara fechada onde ocorre a decomposição da matéria orgânica em um meio anaeróbico, o biogás é um conjunto de gases que é formado por dióxido de carbono, gás sulfídrico que pode ser usado para energia eléctrica ou também como energia térmica”, explicou.
O estudante do curso de medicina veterinária, disse ainda que o mini biodigestor particular, será utilizado para fins didáticos. O aparelho possui filtros que vão reter uma boa quantidade de dióxido de carbono e gás sulfídrico deixando o metano mais concentrado.
O experimento que conta com a supervisão dos docentes, Prof. Doutora Dácia Correia e o Eng. Freitas Zacarias Garrime, irá também ajudar a sociedade a minimizar os custos do gás de cozinha tendo em conta a sua forma sustentável e a capacidade de gerar autoemprego e por outro os resíduos da produção do biogás podem ser usados como biofertilizantes, o que minimiza a poluição ambiental através do reaproveitamento dos resíduos orgânicos.

film film izle