1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Vice-Reitora apela aos estudantes maior dedicação

Dia-do-Estudante-22

A Vice-Reitora Académica da UEM, Prof. Doutora Amália Uamusse, afirmou que o objectivo estratégico da Universidade é assegurar um ambiente de vida académica e social para o desenvolvimento integral dos estudantes, que são o garante do futuro do País, apelou deste modo maior empenho e dedicação na formação.
Apelou aos estudantes da UEM que dessem o seu máximo pela formação, explicando que suas famílias depositaram neles toda a esperança de um futuro melhor.
“Temos aqui estudantes que vêm de muito longe e deixaram suas famílias nas zonas mais recônditas desde País. A todos estes estudantes, as famílias depositaram toda a esperança de um futuro melhor. A UEM sacrifica-se também para que consigam realizar os vossos estudos com a devida qualidade”, referiu.
A Vice-Reitora falava esta quinta-feira, no Campus Principal da UEM, por ocasião do Dia Internacional do Estudante, que se celebra a cada 17 de Novembro.
“Vocês têm tudo a vosso favor, tem tempo para cumprir com as vossas missões que serão diferentes para os vários estudantes, mas todos vocês precisam ter objectivos claros, metas claras, não cortar etapas, não lutar uns contra os outros, porque aqui na UEM e no País há espaço para todos”, exortou.
Por sua vez, os estudantes reconheceram a importância da data, destacando como um dos principais desafios o difícil acesso ao emprego após a formação.
Gilana Macuácua, estudante de Ciência Política, afirmou que a Universidade deve criar condições para que o estudante tenha contacto permanente com o mercado de trabalho ainda na formação, para facilitar a inserção no mercado de emprego.
Por outro lado, Alberto Matola, também estudante de Ciência Política, olha o associativismo e formações complementares como solução para a falta de emprego que assola a classe estudantil.
A mesma opinião foi partilhada por Eurica Cumbe, estudante de História, que apela a um comportamento exemplar na comunidade, explicando que é também papel do estudante contribuir para a mudança social.