1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Engenharia deve liderar produção de respostas às mudanças climáticas, defende Prof. Doutor Alberto Tsamba

Prof-TsmabaO docente e investigador da UEM, Prof. Doutor Alberto Júlio Tsamba, defendeu que a engenharia deve liderar a produção e adopção de respostas inovadoras às mudanças climáticas, assegurando que os engenheiros não podem limitar-se em explicar as razões dos desastres naturais.
Explicou que a engenharia é a área de actuação que se dedica a oferecer soluções práticas dos problemas concretos, sendo necessário que os seus actores tenham capacidade inovadora aguçada, experiência e, sobretudo, uma dose de engenhosidade.
“Moçambique é vulnerável aos eventos extremos em razão da sua localização geográfica, mas é onde vivemos e de onde não podemos sair. Basta de explicarmos as razões das consequências nefastas, devemos liderar a adopção de estratégias inovadoras”, disse.
Alberto Tsamba falava esta quarta-feira, durante a palestra subordinada ao tema “O papel da Engenharia no desafio global actual: Mitigação e Adaptação às mudanças climáticas em Moçambique”, evento inserido no âmbito da realização das Jornadas Científicas da Faculdade de Engenharia da UEM.
Explicou que é também responsabilidade dos engenheiros procurar soluções inovadoras no uso de energia, fontes renováveis de preferência, sem emissões.
“É comum dizer-se que, quando o problema se relaciona com a disponibilidade de água, a solução é adaptação. Quando se relaciona com a energia é mitigação”, referiu o docente da UEM, explicando que a esta verdade é incompleta porque deve haver combinações intermédias.
Em relação aos problemas do País, relacionadas com as mudanças climáticas, a fonte destacou a erosão costeira e subida do nível das águas do mar, assegurando que a cidade da Beira é o exemplo mais gritante.
“Quanto a ciclones ou tempestades, as construções devem ser resilientes, à prova do clima, com padrão apropriado e legisladas com base em elementos de engenharia”, sugeriu.

Prof-Tsamba-02