1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

“Não esperem a conclusão do curso para procurar por oportunidades de emprego”, adverte Dr. Hugo Gomes

CDM-HugoO Administrador Executivo das Cervejas de Moçambique (CDM), Dr. Hugo Gomes, advertiu na quarta-feira (14/09) aos estudantes da Faculdade de Economia da UEM a não esperarem pela conclusão do curso para procurarem oportunidades de emprego, mas que este exercício deve iniciar a meio do terceiro ano.
Uma vez adquirido o estágio profissional ou emprego devem inovar e adoptar uma atitude mais positiva dentro da organização. “Ninguém tem o prazer de trabalhar com alguém que está sempre com a cara fechada, todos temos problemas”, disse, alertando para a necessidade de serem pessoas proactivas, com mente mais aberta porque, no seu entender, pessoas introvertidas não conseguem se safar bem no mundo corporativo.
Hugo Gomes proferiu uma palestra sobre “Como ter uma Carreira de Sucesso saindo da Faculdade”, onde apelou para a necessidade de criação de uma rede de contactos que serão importantes para solucionar problemas profissionais.
Referiu igualmente para a necessidade de desenvolver a paciência durante carreira profissional, sendo necessário para isso, estar claro do principal propósito e foco da organização porque alguma vezes será necessário ser duro e forte com um problema profissional, mas procurando sempre ser afáveis com os colegas de trabalho. “Muitas vezes as pessoas não conseguem fazer essas diferenças mais isso tem a ver o quão as pessoas estão preparadas para assumir desafios”, frisou.
Realçou ainda para a necessidade de definirem claramente os objectivos profissionais bem como a estratégia para alcança-los, procurar um mentor profissional, geralmente alguém com mais experiência e buscarem continuamente por conhecimento.
Na ocasião, a Directora de Recursos Humanos na CDM anunciou a existência de 20 vagas de estágios para o presente ano destinados aos estudantes finalistas do ensino superior e técnico medio. Para o efeito, os estudantes podem solicitar a vaga e anexando uma carta da Faculdade que confirma ser estudante. Os estágios têm a duração de três meses e os melhores serão selecionados para integrarem um programa de dois anos de preparação de gestores para os vários projectos daquela organização.
Durante a palestra o Administrador Executivo das CDM falou do seu percurso académico desde a sua passagem pela Escola Primária da Maxaquene, Secundária da Josina Machel, Faculdade de Direito da UEM e a ISCTE de Lisboa, Portugal.
A palestra foi organizada pelo Núcleo de Estudante da Faculdade de Economia no âmbito do Programa Carreira.

CDM-Hugo-02