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CEEG realiza Seminário de Divulgação Acadêmica

CEEG-ValterM-01O Centro de Economia e Gestão da Faculdade de Economia da UEM em colaboração com parceiros realizou, esta quarta-feira (14/09), um seminário de Divulgação Acadêmica com o título: “Determinantes da Estrutura de Capital das Empresas-não financeiras Moçambicanas: 2010-2015,” no âmbito do programa Crescimento inclusivo em Moçambique – reforçando a investigação e as capacidades.
Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pelo Prof. Doutor Valter Manjate, docente da Faculdade de Economia desta universidade, com o objectivo de identificar as principais estruturas das empresas não financeiras moçambicanas.
O Prof. Doutor Valter Manjate afirmou que as empresas moçambicanas fazem uso de alguns indicadores das empresas como a lucratividade, o risco de negócio, crescimento, benefício fiscal, tangibilidade e a idade da empresa, desenvolvidas em países desenvolvidos visando obter os mesmos resultados o que não é válido para a realidade do País.
“Quando aparecem os estudiosos a quererem fazer as pesquisas encontram resultados diferentes, portanto, há necessidade de se introduzir novos factores externos como o desenvolvimento do sistema financeiro, inflação, câmbio, para que haja uma diferença entre os países do crescimento econômico e os desenvolvidos, tendo em conta a especificidade destes países no estudo”, afirmou.
O Economista Valter, afirmou ainda que as empresas moçambicanas podem usar a dívida enquanto esta lhes beneficiar para poder se financiar, e há algumas variáveis que ajudam neste processo, o crescimento econômico, enquanto houver crescimento económico pode se usar a dívida, a dívida governamental é importante porque reduz a possibilidade da empresa poder se financiar.
Recomendou as empresas a emitirem a dívida para poderem se financiar tendo em conta o nível de inflação para que venham se beneficiar no futuro, e igualmente ao governo para que desenvolva junto do Banco Central a questão do mercado financeiro e da bolsa de valores para que haja mais oportunidades para as empresas se beneficiarem.
Estiveram presentes no semanário de divulgação acadêmica docentes e estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane.

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