1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Reitor apela mais investigação no CEA

CEA-VISITA-MR

O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apelou à direcção do Centro dos Estudos Africanos (CEA) que continue a desenvolver mais trabalhos de investigação, explicando que esta unidade assume um papel crucial no processo de transição para uma Universidade de Investigação.
Afirmou que o CEA sempre foi uma referência nacional em termos de investigação, experiência que no seu entendimento deve ser repassada a outras unidades orgânicas da universidade que ainda enfrentam desafios nesta área.
Guilherme Júnior falava esta terça-feira durante a visita que efectuou ao CEA, no âmbito dos primeiros dias da sua governação, tendo felicitado a direcção desta unidade por estar a gerir este ano 16 projectos de investigação.
“Por isso, reitero a necessidade de liderar os processos de investigação, pela experiência e trabalho que têm vindo a desenvolver, podem ser uma fonte de inspiração para muitas instituições nacionais e internacionais”, exortou.
Na ocasião, o Director do CEA, Prof. Doutor Carlos Arnaldo, falou do défice de quadros, sobretudo investigadores, decorrente das limitações impostas pelo Estado na contratação, devido a problemas orçamentais.
Acrescentou que, o CEA tem como grandes desafios do momento, a reabilitação das infraestruturas e mobilização de recursos para trabalhos de investigação.
Para além de interagir com os funcionários afectos naquela unidade orgânica, o Reitor visitou algumas infraestruturas, destaque para a Biblioteca do CEA.