1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM homenageia Jimmy Dludlu

Jimmy-homenage-02

A UEM homenageou na terça-feira (07/09), na Escola de Comunicação e Artes (ECA), o guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu, pela sua recente conquista dos prémios Carreira e Melhor Álbum Jazz no South Africa Music Awards, na África do Sul. O tributo foi testemunhado por docentes, estudantes, fans, amigos e familiares do artista.
Falando na cerimónia, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, descreveu Jimmy como um músico e artista bastante comprometido com as artes e cultura moçambicanas e um exímio preparador dos mais jovens, apontando como exemplo, as iniciativas UEM Youth Band, (In)Disciplinados, Quiálteras, entre outros.
Acrescentou que o guitarrista tem estado a materializar vários projectos que contribuem para valorização da Universidade e da cultura moçambicana. “Nos vários palcos internacionais, quando Jimmy fala, fala de Chamanculo e da sua terra, no geral. Essa projecção internacional que ele tem, é também projecção de Moçambique”, disse.
Na sequência, a representante da Embaixada dos EUA, Dra Vanessa Toscano, realçou o poder da música para a paz e a alma individual destacando o facto de Jimmy Dludlu dedicar o seu tempo para investir na próxima geração de músicos moçambicanos, oferecendo oportunidade de emprego e de esperança em relação ao futuro.
A cerimónia de homenagem ao guitarrista contou com vários momentos de aplausos, sendo que, as boas vindas ao artista foram dadas em forma de música com a actuação de Cheny wa Gune.
Por sua vez, o homenageado recuou no tempo para falar do processo de criação da Escola de Comunicação e Artes, quando recebeu, em Cape Town, na África do Sul, a visita do antigo Presidente da República Armando Guebuza que o convidou a dar aulas nesta unidade orgânica da UEM, tendo, depois, se tornado um dos primeiros docentes. “Nessa altura, começamos com uma viola e hoje estamos aqui, mas ainda temos muitos desafios”, frisou.
Agradeceu de forma particular a alguns nomes entre o pessoal do corpo técnico administrativo e docentes que juntamente foi possível alcançar bons resultados.