1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Docentes da Faculdade de Filosofia lançam livro intitulado “O que ensinamos, aprendendo e o que aprendemos, ensinando”

O-Que-Ensinamos-01Foi lançado na quarta-feira (31/08), em Maputo, o livro intitulado “O que ensinamos, aprendendo e o que aprendemos, ensinando, caminhando nas ruas e picada (da Educação) em Moçambique”, da autoria dos Professores Brazão Mazula, José Blaunde e Nilza Pedro Chirindja.
A obra, de 276 páginas, resulta das pesquisas que os autores têm vindo a desenvolver no âmbito da actividade docente que abraçaram. Composta por 9 capítulos sistematizados de forma lógica, a obra apresentase de forma didáctica e com metodologia que favorece a assimilação dos conteúdos, anunciando temas, principais autores, correntes filosóficas, principais autores, notas e sínteses dos conteúdos.
De acordo com o apresentador do livro, o doutorando Raimundo Alberto, embora os seus principais destinatários sejam os estudantes, na verdade, o livro é extensivo a todos os que cultivam a curiosidade filosófica.
Em termos disciplinares, a obra enquadra-se na filosofia da educação porquanto ela busca os fundamentos da educação ao mesmo tempo que acautela sobre os riscos antropológicos e éticos decorrentes da falta de educação. Pode enquadrar-se também na epistemologia de educação, possui um cunho densamente historiográfico porque ela refere pela história da filosofia fundamentos filosóficos não apenas da educação como também da ciência no geral.
Na obra, os autores buscam outras civilizações para entender o sentido do acto de educar recorrendo a correntes como o iluminismo, a hermenêutica, a fenomenologia, o estruturalismo, o pragmatismo americano, as teorias críticas de educação do século XX, incluindo as reflexões de Max Weber e Albert Einstein sobre o conceito de ciência.
Na ocasião, os autores agradeceram a todos que ajudaram para materialização da obra.
Falando na qualidade de co-autor do livro, o Professor Catedrático Brazão Mazula, justificou o título do livro “O que ensinamos, aprendendo e o que aprendemos, ensinando” com o entendimento de que não há ensino sem aprendizagem e aprendizagem sem ensino e que o docente aprende do estudante e este ensina o professor. Explicou que os critérios da escolha dos temas abordados durante o livro resultam da sua experiência pessoal na área da docência, bem como os programas da Universidade. Acrescentou que o livro contém uma rica bibliografia que não é muito disponível no mercado moçambicano.
O director da Faculdade de Filosofia, Prof. Doutor José Blaunde, co-autor, reconheceu que o homem é o objecto central da educação, acrescentando, todavia, que toda a educação é um elemento cultural porquanto cada cultura tem a sua educação.
Na sequência, a co-autora, Dra. Nilza Chirindja, agradeceu o encorajamento da Faculdade de Filosofia no sentido de garantir que as aulas dadas devem resultar igualmente em publicações.
O livro sai ao mercado sob chancela da Imprensa Universitária.

O-Que-Ensinamos-02