1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM Homenageia Prof. Doutora Maria Vitória Neves

 

Homenagem-Branco-Neves

A Universidade Eduardo Mondlane homenageou, na última sexta-feira (19/08), a Prof. Doutora Maria Vitória da Silva Simões Costa Branco Neves, pelo seu exemplo de humildade, entrega e dedicação à causa desta instituição de ensino superior, em particular, à Faculdade de Medicina (FAMED) e à causa da saúde no país.
A Prof. Doutora Vitória Neves iniciou os estudos de medicina em 1972 nesta universidade como estudante-trabalhadora, licenciou-se em 1983 e imediatamente iniciou a sua carreira médica, colocada no serviço de Otorrinolaringologia onde vem prestando serviços até a presente data e, igualmente, desempenhou várias funções na FAMED com destaque para Directora-adjunta para a Área pedagógica, de 2009 a 2012. Foi membro do Conselho Universitário da UEM de 2006 a 2015.
Na ocasião, a Vice-Reitora Académica da UEM, Prof. Doutora Amália Uamusse, disse que a Prof. Doutora Vitória contribuiu de forma didática e sábia para o desenho de instrumentos e na tomada de decisões orientadoras do funcionamento e desenvolvimento da UEM.
“Não é possível em poucas linhas descrever o enorme trabalho desenvolvido pela Professora Vitória para a FAMED, para a UEM e para a sociedade. Pelo que endereçamos o nosso reconhecimento e agradecimento por toda dedicação, empenho, profissionalismo e humanismo, inspirando os seus estudantes e colegas,” afirmou.
A Vice-Reitora referiu ainda que a Prof. Doutora Vitória é um exemplo de humanismo e amor pelo próximo, que mesmo depois de ter completado o seu tempo de serviço ao estado em 2019 como professora associada, continua de forma voluntária e activa a formar médicos.
A homenageada agradeceu pelo gesto, afirmando que a Faculdade de Medicina faz parte da sua vida, porque foi onde ela passou a maior parte da sua vida. “Não tenho palavras para agradecer pelo gesto, eu estive realmente cerca de 30 anos nesta Faculdade, e ela é parte de mim. Enquanto puderem me aceitar, sempre virei a esta casa”, concluiu.
Vários momentos marcaram a cerimónia de homenagem, destaque para a visita à sala que foi preparada para a Prof. Vitória para que tenha o seu espaço sempre que precisar, Sala de Habilidades e o Museu Anatômico.
Estiveram presentes no evento, o presidente do Município de Maputo, Dr. Eneas Comiche, o Director da Faculdade de Medicina, colegas, estudantes e familiares da homenageada.