1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Arranca neste sábado a IX Edição dos jogos da UEM

 

Arranque-Jogos-da-UEM

Arranca amanhã (30/07), em Maputo, a IX Edição dos Jogos da UEM, reservado aos estudantes do ensino superior à escala nacional nas modalidades de Futsal, futebol de 11, basquetebol, voleibol e xadrez.
O certame marca o regresso da competição volvidos três anos de interrupção, devido a questões financeiras e à pandemia da Covid-19, que limitou a prática de actividades desportivas.
A decorrerem este ano sob o lema “UEM, celebrando 60 Anos de Ensino Superior em Moçambique”, os Jogos enquadram-se no âmbito das actividades extracurriculares, cultural e socialização entre os estudantes dos diversos cursos e instituições de ensino superior do País.
Segundo a Directora do Centro de Desenvolvimento de Desporto e Educação Física da UEM, Dra. Lurdes Munguambe, a IX edição dos Jogos da UEM irá contar com a participação de um total de 49 equipas, das quais 35 em masculinos e 14 femininos, num total de 626 atletas.
“Teremos as modalidades de Futsal em masculino e feminino, futebol masculino, basquetebol masculino e feminino, voleibol apenas masculino e xadrez misto”, detalhou.
A competição contará com a participação das faculdades e escolas da UEM localizadas em Maputo e fora de Maputo e de instituições de ensino superior convidadas tais como Academia de Ciências Policiais, Instituto Superior de Comunicação e Imagem e o Instituto Superior de Ciências de Saúde. Participará também dos Jogos a Associação de Estudantes Nativos e Amigos da Zambézia.
O responsável pela Comissão Técnica dos Jogos, Augusto Zimba, garantiu que, para acautelar questões de segurança, haverá serviços de primeiros socorros para garantir assistência às equipas em casos de lesões e contam também com o apoio da clínica universitária para assegurar o cumprimento do protocolo sanitário no âmbito da Covid-19.
A IX Edição dos Jogos da UEM irá decorrer entre 30 de Julho e 06 de Agosto corrente e as cerimónias de abertura serão marcadas por uma série de actividades, destaque para o desfile das delegações e o discurso de abertura a ser proferido pelo Vice-Reitor para Administração e Recursos, Prof. Doutor Joel Das Neves Tembe.