1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM participa do 31° Encontro da AULP

A Universidade Eduardo Mondlane, representada ao mais alto nível pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, participou, de 12 a 14 de Julho corrente, do 31° Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em Portugal.
O evento, que decorreu na Universidade de Coimbra, teve como tema “Globalização e saúde”, e subtemas Desafios globais contemporâneos, Globalização, tecnologia e saúde e Conhecimento, língua e práticas culturais.
A AULP é uma organização que promove cooperação e troca de informação entre universidades e institutos de educação superior. A entidade reúne mais de 130 instituições dos oito países em que a língua portuguesa é oficial, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau.
Durante a sua estadia em Portugal, o Reitor, acompanhado pelos directores das Faculdades de Medicina, Letras e Ciências Sociais, bem como do Centro de Ensino a Distância e Cooperação, assinou memorando de entendimento com a Universidade Portucalense, no Porto, no dia 15, para reforçar a parceria com visão nas áreas de Direito e outras.
A comitiva vistou também o Consulado de Moçambique onde foram exploradas as formas pelas quais a UEM pode continuar a viabilizar as relações académicas entre Moçambique e Portugal.
Na Embaixada de Moçambique em Lisboa, a comitiva do Reitor foi recebida pela Conselheira desta instituição diplomática, Maria de Fátima Simão Manso, que falou das actividades desenvolvidas pela missão naquele país.
E, na Universidade Aberta em Lisboa, a delegação foi recebida pela Reitora, Prof. Doutora Carla Padrel de Oliveira, que falou do trabalho desenvolvido por esta universidade no campo do ensino e investigação.
Por sua vez, o Prof. Doutor Guilherme Júnior manifestou o interesse da UEM em aprofundar a cooperação nas áreas de interesse mútuo das instituições, destaque para a mobilidade virtual para estudantes e docentes no ensino à distância, implementação de sistemas de monitoria e avaliação da qualidade do ensino, entre outras actividades relevantes.
A visita de cortesia à Universidade de Lisboa serviu para reforçar os laços de cooperação entre as duas instituições do ensino superior. Na ocasião, o Reitor daquela universidade, Prof. Doutor Luís Manuel Dos Anjos Ferreira, revelou que a instituição possui mais de 9 mil estudantes estrangeiros, do universo de mais de 52 mil estudantes registados.
Em reação, o Reitor da UEM falou do trabalho desenvolvido pela universidade que dirige e apresentou a nova visão de transformação da UEM em Universidade de Investigação.
Para o aprofundamento das relações de cooperação entre as duas universidades, foram identificadas áreas de interesse comum como, a implementação de redes de mobilidade urbana, empreendedorismo e saúde, partilha de informações sobre programas de gestão universitária de estudantes e de outras acções, incluindo possibilidades de treinamento no uso de diferentes softwares de gestão institucional.
Refira-se que a Universidade de Lisboa abriu a possibilidade de apoiar a UEM na informatização de diversos serviços nos próximos anos mediante a solicitação formal da ajuda.

AUlP-03