1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Alumni convidados a ser activos na consolidação das iniciativas da UEM

2-GalaAlumni-01A Comunidade Alumni foi convidada a ser mais activa, solidária e fraterna, contribuindo positivamente para a escolha do caminho a seguir em cada uma das iniciativas da Universidade Eduardo Mondlane, a fim de deixar um legado aos mais jovens estudantes universitários.
O apelo foi feito ontem pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, durante a Segunda Gala Alumni, evento que este ano acontece num contexto especial de celebração de seis décadas do Ensino Superior em Moçambique.
“Por isso é nossa expectativa que esta comunidade cresça cada vez mais e participe activamente na consolidação das nossas iniciativas. É neste contexto que começamos com a indicação dos pontos focais, aqui presentes, e estabelecimento de Núcleos Alumini nas Faculdades e Escolas Superiores”, indicou.
Acrescentou que a UEM embarcou num projecto de sua transformação numa Universidade de Investigação, sendo que estas mudanças requerem também a participação mais activa da Comunidade Alumni que poderá contribuir com subsídios importantes.
A Segunda Gala foi marcada por vários momentos, com destaque para a mesa redonda sobre “Os 60 anos da Universidade: O Associativismo e o Papel da Comunidade Alumni”, tendo como painelistas o Reitor da Universidade Politécnica, Prof. Doutor Narciso Matos e a Prof. Doutora Ilda Alvarino, antiga Directora Pedagógica da UEM.
Por um lado, defenderam a necessidade de escolher os melhores estudantes para integrar na comunidade e, por outro, promover mais encontros entre estudantes de diferentes épocas.
“Estes encontros podem ajudar, por exemplo, na revisão curricular, facilitação de estágios, premiação dos melhores estudantes bem como na atribuição de bolsas de estudos”, sugeriu Narciso Matos.
O evento foi marcado pelo momento cultural, com a música ao vivo da Banda Kakana e actuação da estudante de música na Escola de Comunicação e Artes, Janete Manica.
Refira-se que Comunidade Alumni é a congregação de várias gerações de graduados da UEM, que permite a partilha e o conhecimento do perfil profissional de cada graduado, mas também a possibilidade de uma interação mais próxima com a universidade.

2-GalaAlumni-02