1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Faculdade de Filosofia analisa propostas para revisão curricular

blaundeA Faculdade de Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane organizou, nos dias 04 e 05 de Maio, um retiro que serviu de reflexão para a análise das propostas de revisão curricular.
Desde a sua criação, há cerca de onze anos, esta faculdade nunca tinha revisto o seu currículo, mesmo com a introdução de mais dois níveis de formação, nomeadamente, o mestrado e doutoramento, situação que, segundo o director, Prof Doutor, José Blaunde, justifica a pertinência do evento.
“Há uma comissão criada no passado para o efeito e, hoje, estamos para analisar e discutir a proposta feita por este organismo, em recomendação da universidade”, disse.
Explicou que a sociedade e seus respectivos problemas não são estáticos, facto que obriga a universidade a reestruturar a sua formação, de modo que responda aos novos desafios impostos pelas dinâmicas do meio social em que ela está inserida.
“No Ministério da Defesa, por exemplo, percebemos que eles encaram a filosofia como uma ciência fundamental para disciplinar o militar e, actualmente, deparámo-nos com a questão da corrupção, sendo que a filosofia tem a responsabilidade de formar o cidadão ou funcionário público para que opte por um comportamento ético”, destacou.
Por sua vez, o representante dos docentes da Faculdade de Filosofia, Ergimino Pedro Mucale, afirmou que a revisão do currículo visa também tornar o curso mais competitivo a nível nacional, regional e mundial.
“Um exercício que achamos importante, primeiro, porque as normativas da UEM impõem que os currículos sejam ciclicamente revistos. Segundo, porque nos últimos anos tem sido produzido muito conhecimento que deve se adequar à realidade do País”, referiu.
Participaram do retiro, docentes, corpo técnico administrativo e representantes dos estudantes da Faculdade de Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane.
O encontro serviu igualmente para a análise das propostas de actividades que serão desenvolvidas por esta faculdade no âmbito das comemorações dos 60 anos do ensino superior em Moçambique.