1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

GALA da UEM celebra excelência através do reconhecimento público de funcionários e parceiros

IV-Gala UEM

A UEM celebrou na passada quinta-feira (23/12), em Maputo, a excelência através do reconhecimento público e premiação de docentes, investigadores, membros do Corpo Técnico e Administrativo e parceiros externos que se destacaram no desempenho das suas funções ou que tenham contribuído de forma distinta para a concretização da Missão e Visão da UEM.
Na IV Gala da UEM, foram premiados a Profª Doutora Solange Macamo, com o Prémio Publicação e Inovação. Macamo, do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) foi distinguida por ter desenvolvido um projecto intitulado "A Rede Rising from the Depths e o Parque Arqueológico e do Património Biocultural de Chongoene, Província de Gaza”. Trata-se de uma iniciativa de investigação que visa despertar a consciência sobre o património cultural marinho na África oriental.
Ao nível do CTA foi distinguido o Sr. Armando Bombe, afecto ao Centro de Análise de Políticas da FLCS, pelo seu bom desempenho na prestação de serviços à comunidade universitária e à sociedade.
Na quarta gala foram ainda laureados com o prémio Parceiro Externo a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), por mais de 40 anos a apoiar formação, investigação, inovação, extensão e desenvolvimento de património e infraestruturas da UEM. Ainda nesta categoria foram premiados a Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (ASDI) e a Cooperação Técnica Belga, do Reino da Bélgica.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse que a Gala representa o expoente da implementação da Política de Premiação e da Política Social, pois durante o ano foram realizados actos de reconhecimento. "Reiteramos uma vez mais o convite para que juntos celebremos os frutos que hoje são objecto de premiação como resultado do espírito de missão e de entrega que os galardoados de hoje empregaram a nobre causa da nossa Universidade", frisou.
Na ocasião, os laureados agradeceram o reconhecimento público da UEM. A Profª Doutora Solange Macamo agradeceu o reconhecimento público do trabalho que vem desenvolvendo na UEM. Agradeceu a toda a sua família, com destaque para o seu irmão Elísio Macamo, que a tem incentivado a prosseguir no caminho da pesquisa e da investigação. "A minha gratidão é extensiva aos estudantes e toda a direção ao nível Faculdade e do departamento", disse.
O Representante da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), Dr. Tiziano Cirilo, agradeceu a manifestação de apreço pela UEM em reconhecer o esforço que aquele organismo fez em prol do desenvolvimento da UEM. "Estou surpreso por reconhecerem uma iniciativa que começou com a sociedade civil e universidades italianas no processo de construção de um novo país, que iniciava o seu processo de desenvolvimento após a independência", disse.
As candidaturas foram avaliadas por 9 membros do júri em representação das nove áreas de conhecimento da UEM, nomeadamente, ciências agrárias, ciências biológicas, ciências de saúde, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, linguística, letras e arte, ciências exatas e da terra, engenharia e área multidisciplinar.
O evento contou como momentos culturais, com actuação da Mingas e do Roberto Chitsondzo, acompanhados pela banda da ECA - UEM.