1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Graduados da ESNEC desafiados a apostar no empreendedorismo para solucionar a problemática do desemprego

Grad-ESNEC21

O Director Provincial dos Combatente de Gaza, Ângelo Naene, desafiou aos graduados da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) a tirarem maior proveito das potencialidades apostando no empreendedorismo como solução da problemática do desemprego. Nesse sentido, anunciou, a título de exemplo, que decorre ao nível daquela província a entrega de fundos de apoio às iniciativas juvenis, da qual espera que os graduados integrem outros jovens para a capitalização das suas habilidades para a redução do desemprego.
Os fundos fazem parte dos esforços do governo de Moçambique e de Gaza, em particular, através da Secretaria de Estado, da Juventude e Emprego em apoiar iniciativas empreendedoras que se têm mostrado alternativas para a redução do desemprego na província e no país, em geral.
Fez saber que a província é rica com enormes potencialidades agro-económicas e agroturísticas cuja exploração ainda está muito aquém dos níveis desejados de modo a contribuir para o desenvolvimento efectivo, incluindo a irradicação dos problemas da fome, desnutrição crônica que afectam parte considerável da população. "Apostemos no associativismo e na cooperação por forma e darmos espaço a participação da juventude no processo de desenvolvimento de Gaza e de Moçambique", disse.
O governante falava esta quinta-feira (09/12) na ESNEC na cerimónia de graduação de 103 licenciados nas diferentes áreas de atuação daquela unidade, nomeadamente, agricultura comercial, agronegócios, comércio, finanças, gestão comercial e gestão de empresas.
O Diretor Provincial dos Combatentes defendeu que a educação é um dos valores que influenciam o avanço e o progresso da pessoa e das sociedades. “Além de proporcionar conhecimento enriquece a cultura e tudo que nos caracteriza como seres humanos”.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse que, com a cerimónia, a UEM coloca ao país e ao mundo graduados com competências para intervir nos seus domínios de formação e de um modo particular na identificação de respostas aos diferentes desafios.
“Estes graduados estão capacitados para trabalhar na identificação de respostas aos problemas relacionados com a necessidade de dinamização do sistema de produção em Moçambique, que enfrenta problemas relacionados com o baixo nível de produção e de produtividade e de utilização de insumos melhorados; na criação e gestão de cadeias de valor agrícolas, desde o fornecimento de insumos até a comercialização de produtos agrários, envolvendo actividades de produção, transformação, conservação, transporte e manuseamento; na gestão de unidades comerciais das organizações, respondendo positivamente aos desafios apresentados e capitalizando todas as oportunidades geradas pelo ambiente por forma a fazer crescer o ambiente das empresas”, disse Quilambo, acrescentando que “este facto satisfaz-nos na medida em que concorre para a materialização da nossa intenção de contribuir para a formação de quadros que vão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país".
Aos graduados, disse que com criatividade e inovação, sobretudo, usando conhecimentos adquiridos, serão capazes de ultrapassar todos os obstáculos que se colocarem a frente. "Em cada momento, lembrem-se dos ensinamentos que tiveram nesta escola e reinventem-se sempre para dar o contributo que de vós a sociedade espera", frisou.
Em representação dos graduados, Delton Matusse, reiterou o comprometimento com o desenvolvimento econômico e sustentável do país através das competências técnicas com as quais pretendem ser úteis para a sociedade.
Na cerimónia foram reconhecidos os estudantes que mais empenho e dedicação demonstraram durante a formação

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriEn çok kazanan iddaa hazır kuponlarDeneme bonusu 2022Kıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum