1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM e AICS assinam memorando para financiamento de projectos de conservação da Biodiversidade

memo-uem-it

O Governo Italiano, através da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) vai financiar cerca de 3 milhões de euros destinados a apoiar projectos de preservação dos ecossistemas para o desenvolvimento sustentável a serem implementados na Ilha de Inhaca, apoiando directamente a Estação de Biologia Marítima de Inhaca (EBMI) através da Universidade La Sapienza de Roma.
O programa irá trabalhar com as comunidades identificadas para a reflorestação dos mangais e na criação de novas oportunidades de emprego. Com o efeito, a UEM e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) assinaram hoje (26/11), em Maputo, um memorando de entendimento com vista a viabilizar vários programas em curso, particularmente no contexto da conservação da biodiversidade, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, através de pesquisas cientificas.
Os projectos de mitigação às mudanças climáticas na UEM abrangem as Faculdades de Ciências, Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, o Museu de História Natural, o Centro de Biotecnologia, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras, Escola Superior de Desenvolvimento Rural e Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane.
O Memorando prevê igualmente a troca e transferência de tecnologias, troca e partilha de documentos relacionados com o meio ambiente, biodiversidade e mudanças climáticas, incluindo programas, publicações e resultados de pesquisas. Prevê ainda intercâmbio, organização de visitas e workshops conjuntos.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, referiu que, através da cooperação com a Itália, foi possível o apoio à criação, apetrechamento e funcionamento das unidades académicas, formação de quadros da UEM nas diversas áreas de conhecimento, desenvolvimento e implementação de novos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, apetrechamento de laboratórios, bibliotecas e aquisição de equipamento diverso.
Embora vários projectos já tenham atingido os resultados esperados, segundo o Reitor, há necessidade de refinanciamento para garantir a continuidade das actividades do reforço da qualidade académica na UEM, reforço da melhoria da eficiência da qualidade dos cursos e programas de ensino e o reforço da oferta formativa.
Por seu turno, o Director da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, Dr. Lucas Maetripieri, apontou a criação de parcerias com institutos científicos, o fortalecimento da rede de laboratórios, os investimentos na pesquisa científica sectorial para impulsionar a preservação do meio ambiente como os eixos em torno dos quais se concretizarão as iniciativas de cooperação.
Afirmou que o apoio da AICS privilegia uma abordagem científica baseada na investigação científica para a conservação da biodiversidade por acreditar que os centros de investigação são os polos onde se geram conhecimentos para os decisores de amanhã.
A Cooperação entre a UEM e a Itália data de 1977 e já foram celebrados mais de 70 instrumentos de cooperação com diversas instituições do Centro, Norte e Sul daquele país para implementação e financiamento de diversas iniciativas nas áreas de arquitetura e planeamento físico, agronomia e engenharia florestal, medicina, ciências, economia, letras e ciências sociais, biotecnologia, informática, TICs, assuntos do género, museus, documentação e arquivos, cultura e arte, entre outros.
Após a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento com a UEM, o Director-Geral da AICS visitou a galeria da Reitoria da UEM e visitará ainda a Estação de Biologia Marítima de Inhaca.

memo-uem-it2

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriEn çok kazanan iddaa hazır kuponlarDeneme bonusu 2022Kıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum