1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM acolhe cerimónia de lançamento das comemorações do Mês do Estudante

 

semana-estudante-2100A UEM acolheu esta segunda-feira (08/11), em Maputo, a cerimónia central de lançamento das comemorações do Dia Internacional do Estudante, que se assinala a 17 de Novembro próximo. A cerimónia que juntou estudantes da UEM e de outras instituições de ensino superior foi dirigida pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo.
Na ocasião, o Reitor destacou o papel que os estudantes têm desempenhado na consolidação dos processos de ensino, investigação, extensão e gestão universitária, mas também nas actividades extracurriculares.
Este ano, o Dia Internacional do Estudante realiza-se sob lema “Estudantes engajados na iniciação científica para o desenvolvimento do país”. Para Quilambo, o lema escolhido concorre em grande medida para a reflexão sobre os desafios da UEM no quadro do Plano Estratégico (2018-2028).
“A iniciação científica, ao introduzir os estudantes ao mundo da construção do conhecimento, traz consigo benefícios incalculáveis do ponto de vista académico na medida em que contribui significativamente para a promoção do desempenho dos estudantes”, disse.
Num ano em que a AEU assinala 30 anos de sua fundação, o Reitor disse que esses anos foram marcados por uma evolução positiva no que concerne a actuação louvável dos estudantes tanto para a defesa de seus interesses como para incrementar a sua contribuição no desenvolvimento da instituição.
Segundo Quilambo, como a mais antiga instituição de Ensino Superior do País, a UEM tem responsabilidades acrescidas em todo o sistema de educação em Moçambique e a formação integral do estudante visa dotá-lo de capacidade para responder aos desafios em qualquer ponto do país.
semana-estudante-2102Por sua vez, Gimnésio Cândido, Presidente da Associação dos Estudantes
Universitários (AEU), reconheceu que apesar dos desafios existe nos jovens uma força capaz de trazer mudanças e de contribuir para o desenvolvimento da UEM e de outras instituições de ensino superior. Assim, acredita ser possível unir esforços e desenvolver acções de forma coordenada que vão impactar na vida das “nossas” universidades. “É possível termos jovens engajados na promoção do empreendedorismo juvenil, na agenda de combate a fome e da pobreza, como também queremos tomar a dianteira na implementação da visão e missão da UEM”, frisou.
No âmbito das comemorações do Mês do Estudante, está agendado a realização do 1º Fórum do Estudante da Pós-graduação que se pretende que seja fulcral para criar bases sólidas para criação de reformas estruturais através da apropriação individual e colectiva de toda a comunidade universitária.
Por ocasião do lançamento das comemorações do mês do estudante, a AEU procedeu também ao lançamento do Mural Eduardo Mondlane.
Na cerimónia de lançamento das comemorações do mês do estudante participaram estudantes da UEM, UP, Universidade Politécnica, ISCTEM, UJC, entre outros.

semana-estudante-2101

 

 

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriEn çok kazanan iddaa hazır kuponlarDeneme bonusu 2022Kıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum