1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Lançado o Co-Secretariado da Rede das Doenças Crónicas e Não Transmissíveis

 

ncdi-armindot

Foi lançado hoje (27/10), em Maputo, o Co-Secretariado da Rede das Doenças Crónicas e Não Transmissíveis e Pobreza (NCDI Poverty). Trata-se de uma plataforma criada pela Universidade de Harvard Medical School, dos EUA, que engloba instituições académicas de diversos países e pretende coordenar parcerias de actividades para o controle de doenças não transmissíveis nas populações mais pobres do mundo. Em Moçambique, o projecto é liderado pela UEM e espera-se que sejam desenvolvidas pesquisas (extensão e inovação) que ajudem a melhorar os cuidados com as doenças não transmissíveis nas zonas rurais.
Na abertura, o Ministro da Saúde, Prof. Doutor Armindo Tiago, fez saber que as doenças não transmissíveis são responsáveis por cerca de 1 um terço de todas as mortes ao nível do país. Entretanto, os factores de risco têm mostrado um aumento progressivo, segundo estudos realizados entre 2005 e 2015, tendo a prevalência da hipertensão arterial, por exemplo, passado nesse período de 33,1 por cento para 39 por cento. Enquanto isso, a prevalência das diabetes no mesmo período aumentou de 2.8 por cento para 7.4 por cento.
Segundo Armindo Tiago, o Ministério da Saúde está empenhado em criar um ambiente propício para a implementação do Programa de Controle de Doenças Não Transmissíveis, estando neste momento em implementação de pacotes essenciais de Doenças Não- Transmissíveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).
ncdi-orlandoqO Ministro espera que o estabelecimento da Rede NCDI Poverty na UEM possa contribuir para melhorar a coordenação entre todos os intervenientes no contexto da nova política aprovada pelo governo que prioriza uma abordagem dos factores da saúde com base em determinantes sociais de saúde.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, reconheceu que em países como Moçambique há necessidade de avaliação e mapeamento das doenças determinantes de saúde pois representa ainda um grande desafio e tem constituído uma das agendas privilegiadas das agendas do governo. Por isso, o facto de a UEM acolher iniciativa constitui motivo de orgulho tendo em conta o seu contributo na materialização da sua missão de ensino e investigação, inovação e extensão, particularmente no campo da saúde.
De acordo com o Reitor, se por um lado, esta iniciativa pode contribuir para a consolidação de uma via de pesquisa na Universidade, por outro, o projecto vai contribuir para responder ao desafio da necessidade de ampliação da contribuição da UEM na melhoria do bem-estar dos cidadãos. "A iniciativa da rede vai ainda reforçar a posição da UEM e parceiros no mapa internacional da investigação, inovação e extensão constituindo uma mais-valia pelo reforço da pesquisa interdisciplinar e intradisciplinar com estudantes de pós-graduação na UEM", disse.
ncdi-anamO Co-Secretariado do NCDI Poverty na UEM é liderado pela Profª Doutora Ana Mucumbi, que além de liderar a investigação sobre a implementação das primeiras clínicas PEN Plus Moçambique, propõem-se a apoiar na exploração de formas de melhorar os cuidados com as Doenças Não Transmissíveis nas zonas rurais de Moçambique.
O Co-Secretariado NCDI Poverty deverá igualmente apoiar na identificação de soluções e mobilização de recursos para enfrentar os desafios críticos colocados pelas doenças crónicas não transmissíveis e lesões entre as pessoas mais pobres do mundo.

ncdi-plateia

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriKıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum