1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM promove Professor Jahit Sacarlal à Catedrático

catJahit-00A UEM promoveu ontem (25/10) o Prof. Doutor Jahit Sacarlal à categoria de Professor Catedrático na área científica de Bacteriologia Médica. Trata-se do segundo professor que ascende a esta categoria em menos de uma semana e ambos da Faculdade de Medicina.
Na sua aula sobre os "Resultados e Desafios para a vigilância dos antibióticos em Moçambique", Jahit fez notar com preocupação o uso indiscriminado e não racional de antibióticos no país por muitos profissionais de saúde humano e animal.
Estudos realizados entre 2006 e 2010 revelaram uma resistência a antibióticos que variam de 37 a 89 por cento para cotrimoxazol e de 0 a 50 por cento a penicilina. Tal é explicado pelo uso generalizado do cotrimoxazol nas infecções respiratórias e para pacientes de HIV.
Segundo ele, uma análise para ver o perfil de resistência a antibióticos mostrou que a taxa média de resistência em duas Unidades de Cuidados Intensivos foi de 64 por cento para as Unidades de Cuidado Intensivo pediátrico e 52.4 por cento em unidades de adultos. "E vimos que a Penicilina já não serve como tratamento e algumas delas vão até 100 por cento de resistência", disse.
Para ultrapassar o actual cenário do uso indiscriminado e inadequado de antibióticos, defende que só com um trabalho de recolha de evidências e propostas para que os decisores encontrem uma alternativa à resistência. "Porque se não fizermos nada, daqui a 10 ou 15 anos, não teremos medicamentos para algumas doenças", advertiu.
Por outro lado, anotou que os locais de cuidados intensivos são locais de alta prevalência de bactérias e das resistências bacterianas, citando um estudo que foi realizado por investigadores da Faculdade de Medicina, o qual comparou pacientes ambulatórios e os internados, tendo demonstrado que havia maior taxa de infecção entre os internados.
catJahit-01Ainda na prestação de provas públicas para a sua promoção à categoria de Professor Catedrático, Jahit Sacarlar apresentou um projecto de investigação intitulado "Vigilância das infecções bacterianas e perfil da resistência aos antibióticos em humanos, animais, alimentos e ambiente na cidade e província de Maputo, Moçambique".
No final, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse tratar-se de um momento de regozijo por a sua instituição conseguir disponibilizar 2 catedráticos em áreas muito importantes para a saúde do país. Como tal, espera que a promoção destes a Catedrático tenha um efeito multiplicador no sentido de estes formarem mais licenciados e mestrados que possam contribuir da melhor forma para a solução dos problemas da sociedade.
O novo Professor Catedrático prestou provas perante um júri constituído pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo (Presidente); Professores Catedráticos Miguel Viveiros Bettencourt e Henriques Manuel da Silveira (vogais), ambos da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
O Professor Jahit Sacarlar é Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Barcelona, 2009. É docente da Faculdade de Medicina afecto ao Departamento de Microbiologia. Actuamemte é Director daquela faculdade.

catJahit-02