Inaugurado Laboratório de Informática MCNet da UEM
- Detalhes
- Criado em 15-12-2020
Foi inaugurado na manhã de hoje (15/2020), em Maputo, o Laboratório de Informática MCNet da UEM cujo objectivo é oferecer condições para o desenvolvimento das actividades académicas e técnicas. Trata-se de um espaço de produção de conhecimento e de capacitação de recursos humanos em matérias de segurança cibernética.
O laboratório permitirá a identificação, convergência e o estímulo de jovens talentos entre os estudantes da UEM com objectivo de capitalizar as suas aptidões através de núcleos tecnológicos, núcleos de empreendedorismo, entre outros.
Após o corte e o descerramento da placa, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, referiu que o laboratório servirá para a promoção de vários cursos e acções de formação disponibilizados pela Universidade realizados em cooperação com outras entidades parceiras entre públicas e privadas em áreas como a cibersegurança, programação, análise, desenho e implementação de sistemas de informação, construção, desenvolvimento e documentação de redes de computadores e outros em função da demanda social.
"Estamos cientes que cada vez mais a riqueza das nações é medida pelo acesso a tecnologia e sua capacidade de desenvolvimento nesta área, sendo que, a habilidade ou inabilidade para o seu uso competente é que determinará o destino dessas nações", frisou.
Por seu turno, o PCA da MCNet, Engº Rogério Samo Gudo, justificou que com esta acção, a sua instituição pretende contribuir para que a comunidade da UEM tenha cada vez mais acesso as TICs e programas de treinamento para a preparação dos profissionais do amanhã de forma sustentável. "Se até ontem os problemas das empresas eram relacionados com a higiene e segurança no trabalho, hoje devemos nos preocupar e estar ciente dos problemas de higiene e segurança cibernética", disse.
Reiterou o compromisso da sua instituição com o crescimento do país tornando-se num parceiro estratégico na reforma do sector público através do fornecimento de soluções modernas e inovadoras de tecnologias de informação e comunicação. Para ele, a solução estratégica das TICs deixou de ser uma opção, mas sim uma exigência absoluta para a sustentabilidade das empresas ou organizações e tal coloca a sua empresa uma responsabilidade acrescida tendo em conta que a sua missão de facilitar os processos de negócios requer ferramentas tecnológicas que respondam as exigências do mercado.
Em representação da equipa de coordenação, o Prof. Doutor Leopoldo Nhampossa, explicou que no âmbito do projecto já foram realizadas algumas formações e a produção de alguns sistemas de informação, como é o caso do sistema de gestão de conteúdo locais potencial para o mercado.
O laboratório está equipado com 25 computadores, sistemas operativos, controle de acesso por impressão digital e cartões ID, projecção de tela e acesso a internet wi-fi, sistemas de câmeras online, gestão de equipamentos centralizados no servidor e tela multimédia digital.
O Espaço estará à disposição de estudantes e docentes durante os horários das aulas dos cursos regulares onde terão a oportunidade de fazer a transposição didática dos conteúdos que necessitam de softwares específicos ou o uso da internet para o desenvolvimento das aulas práticas.