Gestores de arquivos capacitados em Gestão de Documentos e Arquivos
- Detalhes
- Criado em 21-11-2020
Gestores de arquivos da UEM acabam de ser formados em Gestão de Documentos e Arquivos oferecido pela Agência Turca de Cooperação. Ao todo, foram 22 funcionários ligados à gestão de documentos e arquivos das diferentes unidades orgânicas da UEM que beneficiaram da formação que abordou temáticas sobre a legislação e regulamentos para serviços de Arquivos e Gestão de Documentos, regras formais de correspondência, serviços de arquivamento e implementação do plano de Arquivo, procedimentos de classificação de documentos de Arquivos do Estado, procedimento de transferência de Documentos para Arquivo, eliminação de Documentos, Sistemas de Gestão de Documentos eletrónicos, entre outros.
No acto de encerramento, o Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM, Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, disse que, para a melhoria do desempenho do pessoal afecto a gestão de documentos e arquivos, a UEM, através do Arquivo Histórico de Moçambique, tem promovido formação de recursos humanos na aquisição de competências técnico-profissionais para prover serviços de informação de qualidade à luz da Lei do Direito a Informação em Moçambique e da implementação do Sistema Nacional de Arquivos do Estado.
Exortou aos formados para muito empenho, abnegação, e altruísmo na actualização e partilha dos conhecimentos apreendidos. "A partir de hoje têm a grande responsabilidade de honrar a formação que tiveram e partilharem esse conhecimento com os demais membros da comunidade universitária", disse.
Na ocasião, a Embaixadora da Turquia Drª Zeynep Kiziltan salientou que a escolha da UEM para beneficiar do projecto deve-se ao facto de ser uma das mais cotadas instituições de ensino superior do país. Disse que a Turquia, através da Agência Turca TIKA, tem vários projectos com instituições públicas, mas que a sua implementação, este ano, foi condicionada pela COVID-19.
Na cerimónia de encerramento os beneficiários da formação receberam certificados de participação.
A capacitação foi oferecida pela Agência Turca de Cooperação e coordenada pelo Arquivo Histórico de Moçambique e o Gabinete de Cooperação.