1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

CBUEM reactiva laboratório de nível-3 para casos da COVID-19


cbio-techO Centro de Biotecnologia da UEM (CBUEM) acaba de reactivar o laboratório de nível-3 para auxiliar o Instituto Nacional de Saúde (INS) na extracção do material genético do paciente para o diagnóstico de casos da COVID-19. Até ao momento, o CBUEM limitava-se a processar amostras recebidas do INS.
O laboratório de nivel-3 já existia no CBUEM mas estava inactivo, pelo que, era necessário a sua revisão para acautelar questões debiossegurança antes da sua disponibilização para o uso.
De acordo com o Director do CBUEM, Prof. Doutor Joaquim Saίde, um laboratório de nivel-3 obedece a padrões de confinamento mais elevados por se trabalhar com patógenos mais infecciosos se comparado com os laboratórios de nivel-2. "O laboratório de nivel-3 está separado do edifício do Centro de Biotecnologia porque se alguém fica infectado significa que vamos encerrar o Centro e colocar todo mundo em quarentena,afectandonão apenas o diagnóstico da COVID mas todas as outras áreas", disse.
Explicou que contrariamente aos laboratórios de nivel-2 e 1 com acesso directo aos espaços, o laboratório de nivel-3 possui um espaço inicial, geralmente para o uso da vestimenta de protecção e uma cabina de biossegurança para trabalho laboratorial.
O processo de diagnóstico da COVID-19 compreende duas etapas, sendo a primeira a da recepção do material viral através do qual é feita a extracção do ARN, para que, numa segunda etapa, possa ser analisado com recurso a tecnologia RT-PCR em tempo real. Esta última é que determina o estado serológico do material viral.
De acordo com o Director do CBUEM, a reativação deste laboratório de nivel-3 estava previsto na parceria com o INS para que, em função do crescimento de casos da COVID-19 no País, aquela unidade da UEM pudesse auxiliar o INS na extracção do ARN.
O laboratório de nivel-3 do CBUEM tem a capacidade de processar cerca de 200 amostras por dia devido a sua complexidade e a limitação de recursos humanos. Finalizado o processo de reabilitação, já se encontra disponível aguardando a solicitação do INS para uso.
Enquanto decorria a revisão do laboratório de nível-3, o CBUEM continuou a processar amostras da COVID-19 para testagem no seu laboratório de nível-2, tendo processado em Maio 1589 amostras, Junho 3519 e até a primeira quinzena de Julho, foram processadas 1345 amostras da COVID-19.

bahiscomyabancı dizi izleankara evden eve nakliyatevden eve nakliyatankara evden eve nakliyaten iyi forex şirketleriEn çok kazanan iddaa hazır kuponlarDeneme bonusu 2022Kıbrıs tüp bebek merkezi360 sanal turBetwoonDeneme bonusu Veren sitelerpiabet, piabet giriş, piabet giriş adresi, piabet güncel giriş, piabet güncelhttps://www.mediturkclinic.comhttps://www.babesoflondon.com3 boyutlu tursanal turankara nakliyatokey oynaoyunlar oynatavla oynabatak oynasilah oyunları #yaslikurt#babes of london Betpark giriş Betpark tv deneme bonusu veren siteler mobil bahis Kıbrıs tüp bebek merkezi Hack haber instagram hackleme sitesi Hack forum