1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Concerto "Moçambique através de sons" encerra Ano Académico na UEM

encerramento 2019 01

A UEM realizou ontem, 18/12, a cerimónia de encerramento oficial do ano académico 2019. O acto foi marcado pela realização do concerto intitulado "Moçambique através dos sons", promovido pela Associação dos Estudantes Universitários (AEU) e por docentes e estudantes da Escola de Comunicação e Artes (ECA).
O concerto se propunha a cantar o país a partir de diferentes melodias que compõe o nosso mosaico artístico e cultural, juntando no mesmo palco estudantes de vários cursos da UEM e professores do Curso de Licenciatura em Música da ECA.
encerramento 2019 02Na ocasião, o Reitor da UEM, prof. Doutor Orlando Quilambo, fez radiografia das actividades realizadas ao longo do ano. Entre outros, apontou a aprovação de instrumentos que visam a garantia da formação de qualidade, com enfoque para o Quadro Curricular e o novo Regulamento Pedagógico; a aprovação e implementação inicial do Plano Estratégico 2018-2028; a atribuição da mais alta condecoração, a de Professor Honoris Causa ao Patrono da Universidade, Eduardo Chivambo Mondlane.
Na extensão universitária, destacou a inauguração do Centro de Treinamento em Radioterapia para a formação em Física Médica. "Queremos que esta formação seja acompanhada pela criação de capacidade de certificação dos nossos Laboratórios de Alimentos, de Águas e de Engenharias", frisou.
Reconheceu o esforço de todos os funcionários, num ano particularmente difícil, devido a restrições.
Em cerca de duas horas e meia de concerto foi possível percorrer o país, do norte a sul, através da confluência de ritmos, combinando a música tradicional e a ligeira e instrumentos convencionais e tradicionais como a Mbira, Bandolim e a Timbila.
A dança também fez parte do concerto com N'ganda, apresentado pela Associação de Estudantes do Niassa, em representação da zona Norte; dança Utsi, pela Associação de Estudantes de Sofala, em representação da zona Centro; e Chigubo, pela Associação Estudantes de Gaza, em representação da zona Sul do país.
Para encerrar o concerto com chave de ouro, foi convidado ao palco a surpresa da noite, um dos maiores trovadores da música moçambicana, Hortêncio Langa, que fez jus ao nome que carrega na sua longa carreira de cantor e compositor. Cantou e encantou aos presentes no Centro Cultural Universitário da UEM.
O Reitor afirmou que através da interpretação de temas musicais representativos das regiões Norte, Centro e Sul de Moçambique não se pretendia apenas cantar Moçambique mas celebrar a diversidade cultural.
Mais de 200 artistas, entre instrumentistas, cantores, técnicos de som e de luz garantiram a produção do concerto.

encerramento 2019 03

kamagra php shell download php bypass shell  php shell indir Bağlantı Yok