1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM acolhe Conferência Internacional da UDI-África com foco no Empreendedorismo Social

confia-udia-00A Universidade Eduardo Mondlane acolhe hoje e amanhã (5 e 6/11) a II Conferência Internacional UDI-África (University Development and Innovation - Africa), este ano focado para o empreendedorismo social. Trata-se um consórcio que inclui universidades e organizações educacionais da Europa e África, assim como duas redes que trabalham na área de ensino superior cujo objectivo é apoiar as universidades africanas a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento inclusivo das suas regiões e países.
Durante dois dias, a conferência abrange temas como (i) Economia, Gestão e Sustentabilidade, (ii) Sociedades Inclusivas, Valores Sociais, Culturas e Comunicação Intercultural, (iii) Construção de Infraestruturas e (iv) Ambiente, Saúde e Bem-Estar.
Na abertura, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse que a conferência procura, de certo modo, reflectir os esforços da UEM no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, incluindo as acções que a Universidade tem estado a desenvolver no âmbito do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA).
Todavia, reconheceu o facto de a sua instituição estar inserida num contexto global e que, como tal, tem estado a desenvolver esforços no sentido de responder de forma adequada às dinâmicas e às diferentes variáveis que a nível internacional tendem a interrelacionar-se e a ter implicações ao nível dos processos de ensino e aprendizagem.
confia-udia-01Na ocasião, o Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa e Coordenador do Projecto UDI-África, Prof. Doutor João Amaro de Matos, destacou a parceria da sua instituição com a UEM que, nos últimos 5 anos, resultou na produção conjunta de 25 papers co-autorados nas áreas das ciências sociais e nas áreas médicas como a medicina, oncologia, biotecnologia, envolvendo cerca de 56 investigadores da UEM.
Na sua intervenção, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sanchez, apontou o reforço da capacidade das instituições de ensino superior por considerar serem estes actores importantes para desenvolver a inovação que conduz ao desenvolvimento económico, criação de empregos e de outras oportunidades em países como Moçambique.
"Mas tal só é possível com a adopção de novos conteúdos pedagógicos, introduzindo novas formas de ensino, aumentando competências e fortalecendo a administração das Universidades", disse.
A II Conferência Internacional UDI-África decorre sob lema "Empreendedorismo Social e Inovação e o Papel dos Centros de Desenvolvimento Académico nas Instituições de Ensino Superior".
Conta com um total de 170 participantes entre nacionais e estrangeiros dos quais 20 estudantes das Faculdades representadas no programa para debate e sessões plenárias e paralelas, facilitadas por especialistas da área de conhecimento. De Moçambique participam a UEM e a Unilúrio.

confia-udia-02

kamagra php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı