1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Exposições e seminários marcam a celebração dos 85 anos do AHM

dia-arquivo-19

O Arquivo Histórico de Moçambique celebra hoje (28/06) 85 anos de sua criação. Com o efeito, diversas actividades foram preparadas integrando as celebrações nacionais no âmbito do ano Eduardo Mondlane. Destaque vai para a exposição sobre a vida e obra de Eduardo Chivambo Mondlane, patente no AHM, destinado aos estudantes e visitantes.
Uma exposição mais alargada está a ser preparada em coordenação com outras unidades da UEM aberta à sociedade em geral, sendo que, também espera-se que seja uma exposição itinerante pelo país. Parte da exposição estará online para que cidadãos nacionais e estrangeiros possam aceder e apreciar a epopeia de Mondlane.
dia-arquivo-192Segundo o Director do AHM, Prof. Doutor Joel das Neves, ainda este ano está agendado o lançamento de um livro sobre os manuscritos árabes, referente a documentação do século XIX. Na essência, trata-se de cartas que foram escritas por dignatários africanos na sua relação com o poder colonial sobre diversas matérias no norte de Moçambique.
Ainda para assinalar os 85 anos do AHM está agendado um seminário sobre práticas arquivísticas.
"Queremos juntar jovens formados na área de biblioteconomia e arquivística, para reflectir sobre as nossas práticas arquivísticas e projectarmos os desafios do presente no que concerne a gestão de documentos electrónicos", disse.
Em colaboração com a UNESCO, o AHM está a produzir quites de apoio aos alunos do ensino secundário em documentos que possam melhor ilustrar as matérias que são leccionadas sobre a história do país.
A celebração do AHM inclui também o reconhecimento público de alguns dos quadros daquela unidade da UEM, pela sua dedicação na organização de documentos e na pesquisa.
Só nos últimos cinco anos, o AHM apoiou 18 instituições entre públicas e privadas na organização e tratamento de cerca de 200 metros lineares de documentos e contribuiu para a formação de 400 funcionários a nível nacional.
Criado a 28 de Junho de 1934, o AHM possui cerca 30 km de documentos textuais tratados e disponíveis para acesso público e cerca de 7 mil km ainda por tratar. Tem cerca de 82 colecções documentais, incluindo documentos do séc. XIX e microfilmes do sec. XVIII, documentação da administração colonial do sec. XX.
Conta ainda com 100 mil fotografias cobrindo várias temáticas, 22 mil títulos de livros nacionais e de história de África, 160 títulos de periódicos, que incluem jornais, 800 mapas diversos e 7 mil horas de história oral e arquivo sonoro.

globalfollowers.com php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı