1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

FAVET recebe viatura para dinamizar actividades de extensão

favet-bus00A multinacional Mozal ofereceu hoje (29/04), em Maputo, uma viatura a Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane. Trata-se de um automóvel da marca VW, com 32 lugares, 2800 KG de peso e com apenas 26 mil quilómetros percorridos.
A oferta enquadra-se no âmbito da parceria existente entre as duas instituições e visa apoiar os trabalhos de assistência às comunidades através da extensão universitária.
A Directora interina da FAVET, Drª Ana Malipa, frisou que a viatura vai ajudar na materialização do processo de ensino e aprendizagem no que respeita as aulas práticas porquanto cursos como Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Animais, ocorrem no campo.
A FAVET dispunha apenas de uma viatura para suportar um total de 13 turmas que devido a natureza dos cursos devem manter contacto regular com as comunidades rurais. Tal realidade exigia uma complicada manobra na gestão do único meio de transporte existente. A mesma viatura era igualmente partilhada com a Faculdade de Ciências.
Por isso, segundo disse a Directora da FAVET, a viatura ora recebida representa um alívio para os estudantes e docentes na realização de actividades de extensão tendo em conta que a FAVET cobre as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane e sempre que se justificar desloca-se as zonas centro e norte do país, prestando apoio às comunidades na área de assistência veterinária.
Entretanto, a ex-directora da FAVET, Profª Doutora Catarina Nhampossa, explicou que a viatura surge na sequência de um pedido de parceria feito a Mozal, em Dezembro de 2018, após o coletivo de direcção liderado por si ter constado reclamações devido a falta de viaturas em número suficiente para a efectivação das aulas práticas.
Durante as negociações para cedência da viatura, a FAVET comprometeu-se em prestar apoio às comunidades circunvizinhas da Mozal, e na capacitação, através de cursos de curta duração, aos professores das escolas secundárias que leccionam a disciplina de Agropecuária.
Referiu que a FAVET tem recebido solicitações de líderes comunitários pedindo assistência mas devido a falta de transporte a unidade nunca conseguia responder de forma cabal. "Agora acreditamos que vai ser possível responder em grande parte destes pedidos das comunidades em assistência veterinária", disse.
A cerimónia de recepção da nova viatura da FAVET foi marcada pelo tradicional "banho de champanhe" sobre o automóvel e testemunhada pela comunidade universitária que de forma efusiva celebrava a conquista.

favet-bus01

Türkçe porno martin luther king jr kimdir