1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

CEEG e UNU-WIDER apresentam livro sobre a indústria extractiva

ceg-livro01Foi apresentado hoje (26/03), em Maputo o livro "Extractive industries: The management of resources as a driver of sustainable development" (Indústrias extrativas: a gestão de recursos como um impulsionador do desenvolvimento sustentável). A obra, de 733 páginas, reúne especialistas internacionais propondo ideias e recomendações nas principais áreas políticas nos países em desenvolvimento.
Com uma amplitude de visão e experiência coletiva, os especialistas argumentam que mais atenção deve ser dada ao papel de desenvolvimento das indústrias extractivas, e olham para o futuro para explicar como a acção sobre a mudança climática moldará profundamente as perspectivas do sector.
A apresentação focalizou-se no crescente papel e importância do petróleo, gás e mineração em países em desenvolvimento como Moçambique, como também nos riscos e incertezas associados a essa tendência. O Professor Tony Addison, que apresentou o resumo do livro, elencou como sendo os principais desafios da política nacional, a empregabilidade, a destruição da economia não extractiva, a gestão de riscos associado a necessidade de transparência e a construção do conteúdo local.
Tony Addison frisou que é importante que o país perceba que não será o único a fornecer gás natural, por isso, deve estar preparado para entrar num mercado competitivo.
Segundo o orador, o país deve promover um debate amplo sobre o destino a dar aos recursos financeiros provenientes do gás natural. Entretanto, disse ser crucial o investimento numa educação de qualidade, a agricultura e saúde, bem como outros sectores sociais.
Quanto a maldição dos recursos que levam a guerras e outro tipo de conflitos, Addison disse que estes se resumem na capacidade do estado em garantir a transparência. Está optimista quanto ao futuro, contudo, disse que Moçambique deve inspirar-se nos melhores modelos.
O resumo da obra "Extractive industries: The management of resources as a driver of sustainable development" foi apresentado no seminário sobre Indústria Extractiva e Desenvolvimento organizado pelo Centro de Estudos de Economia e Gestão da Faculdade de Economia, em parceria com a UNU-WIDER.
O livro explora os desafios e oportunidades enfrentados pelos países em desenvolvimento no uso de petróleo, gás e mineração para alcançar mudanças inclusivas.
Foi editado por Alan Roe e Tony Addison, este último, Economista Chefe e Director-Adjunto da UNU-WIDER. É gratuito para leitura na Oxford Scholarship Online e oferecido como download gratuito de PDF na OUP e em locais de acesso aberto.

ceg-livro02

 php shell indir