1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Mozal atribui bolsas de estudos a estudantes da Faculdade de Engenharia

mozal-eng-01No âmbito da iniciativa "Mulher na Indústria" a Mozal atribuiu na manhã de hoje (22/03), na cidade da Matola, 20 bolsas de estudo a igual número de estudantes do sexo feminino da Faculdade de Engenharia da UEM.
O objectivo desta iniciativa é causar uma mudança social e estimular as raparigas a frequentarem cursos de engenharia de modo a garantir o equilíbrio do género, visto que o número de ingressos dos estudantes do sexo feminino nestes sectores está a quem do desejado.
A bolsa de estudos consiste no pagamento total de propinas, atribuição de um laptop, um subsídio mensal de 6 mil meticais destinados a fazer face as despesas de deslocação acrescidos de mais mil meticais para material escolar.
Na ocasião, o Director Executivo dos Assuntos Corporativos da Mozal, Mateus Mosse, caracterizou a fraca participação da mulher na indústria como um problema social, apontando como o exemplo a Mozal cuja participação da mulher é de apenas 10 por cento.
Disse haver um problema de base dominado por estereótipos em relação a mulher, segundo a qual, não tem capacidades para trabalhar numa indústria. Tal facto impede a sua formação nesta área e, por conseguinte, não podem ser integradas na indústria.
"Porque acreditamos que através deste grupo podemos sensibilizar outras mulheres e a sociedade sobre a necessidade de as raparigas começarem a se preparar para as engenharias", disse.
Em representação da Faculdade de Engenharia, Dra. Irene de Carvalho, agradeceu o gesto da Mozal e incentivou a mais empresas, entre públicas e privadas, a abraçarem iniciativas similares de modo a elevar as taxas de ingresso de raparigas que actualmente se situam na casa dos 16 por cento.
mozal-eng-00Entretanto, segundo a fonte, a fraca divulgação dos cursos de engenharia associado a falta de conhecimentos sobre as actividades que são desenvolvidas por um engenheiro contribuem para as baixas taxas de ingresso das raparigas nos cursos de engenharia.
Após a assinatura de compromisso e da recepção simbólica do computador, Benilde Langa, em representação das beneficiárias, agradeceu a iniciativa e prometeu tudo fazer para conjuntamente garantirem a bolsa ao longo dos 4 anos de formação.
Para os pais ou encarregados de educação, a bolsa representa um alívio nas despesas relacionadas com a formação dos seus educandos, por isso, comprometeram-se a fazer o devido acompanhamento.
A cerimónia de atribuição de bolsas de estudo contou as presenças de empresas parceiras do projecto, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e dos pais e encarregados de educação.

mozal-eng-02

 php shell indir