1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UNESCO oferece equipamento informático ao AHM

ahm-unescoA UNESCO ofereceu hoje (21/02), diverso equipamento informático ao Arquivo Histórico de Moçambique (AHM), com o objetivo de promover a digitalização e o acesso Universal de documentos com fins educativos e escolares.
O ato enquadra-se no âmbito do projecto “Preservation and Acess to XIX-XX century Archives and Sound records”, proposto pelo AHM à UNESCO, em função da necessidade de preservação dos documentos em perigo de destruição e pela crescente demanda de acesso aos documentos.
Para o Director do Arquivo Histórico de Moçambique, Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, esta oferta enquadra-se na materialização dos esforços do AHM na busca de parcerias para solucionar os vários problemas e desafios no domínio da gestão documental e de arquivos, particularmente no que diz respeito à preservação e acesso do património documental, incluindo o digital.
“O vasto património documental do AHM tem valor inestimável que representa a memória e identidade do povo moçambicano na sua relação com o mundo, disse Tembe, realçando que a oferta da UNESCO vai reforçar a capacidade do AHM na disponibilização de informação em formato digital, fomentando a democratização do acesso para vários utentes a nível nacional e internacional.
Por sua vez, a Secretaria Geral da Comissão Nacional da UNESCO, Élia Dos Anjos Vaz Bila, acredita que o equipamento disponibilizado pela UNESCO irá ajudar para o desenvolvimento do país e facilitar o acesso á informação. “Sabemos que o desafio é ainda maior, tanto em termos de digitalização e preservação de documentos, bem como a nível de instalações, por isso, apelamos a intervenção de todos, para superarmos estes desafios”, concluiu Bila.
A parceria entre o Arquivo Histórico de Moçambique e a UNESCO, também se enquadra na materialização das recomendações da Conferência Geral da UNESCO de Novembro de 2015 que mandatou os governos a desenhar políticas visando a preservação e acesso aos documentos e contribuição para o programa da UNESCO da Memória do Mundo.

antalya rafting evden eve nakliyat php shell download php bypass shell Türkçe porno martin luther king jr kimdir