1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM em seminário de apresentação de resultados de investigação do FIAM

fiam-2018

Decorre hoje (12/12), na UEM, o seminário de apresentação dos resultados preliminares dos projectos financiados pelo Fundo para Investigação Aplicada e Mulstissectorial (FIAM). Ao todo são 13 projectos de investigação apresentados no âmbito do Programa de Cooperação entre a Itália e Moçambique. No âmbito da cooperação está previsto um programa de apoio à UEM para a reforma académica, inovação tecnológica e investigação científica.
O FIAM financia projectos de investigação aplicada, com a finalidade de promover a qualidade e a relevância da investigação científica desenvolvida pela Universidade Eduardo Mondlane.
O seminário tem por objectivo fazer a monitoria do progresso das actividades e complementar os relatórios semestrais e anuais ao mesmo tempo que permitirá avaliar o progresso das actividades dos projectos em curso.
Na abertura, a Vice-reitora Académica da UEM, Profª Doutora Amália Uamusse, referiu que o seminário para além da simples apresentação dos resultados preliminares dos projectos visa a partilha das boas práticas e o levantamento de propostas de acções para a melhoria da implementação dos projectos do FIAM.
Uamusse exortou aos grupos de investigadores envolvidos no programa para que concluam as actividades de investigação dentro do prazo estipulado e com o alcance dos resultados esperados para que esses resultados sejam transferidos para os beneficiários em tempo útil.
Entretanto, o Director Científico da UEM, Prof. Doutor Emílio Tostão, disse estar em curso o desenvolvimento de um modelo único de monitoria e avaliação de projectos em toda a UEM. "O modelo de monitoria e avaliação que estamos a usar no FIAM deve ser uma amostra daquilo que queremos que seja em toda a universidade", frisou.
No âmbito da parceria com os Italianos, segundo Tostão, a UEM pretende desenvolver uma plataforma de gestão mais eletrónica. "Em Março, vamos ter uma visita para avaliação externa de especialistas italianos. Queremos aproveitar a parceria para desenvolver uma plataforma de gestão eletrónica", anotou.
Dos trabalhos apresentados, 7 projectos já se encontram em fase mais avançada e 6 foram apresentados pela primeira vez.
Participam investigadores, estudantes envolvidos no projecto, membros do comité científico do FIAM, Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, entre outros.

Türkçe porno martin luther king jr kimdir