1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Ameaças ambientas prejudicam a biodiversidade

cc-biodiversidadeA Vice-Reitora Académica da UEM, Profa. Doutora Amália Uamusse, afirmou ontem (26/09), em Maputo, que as ameaças ambientais, entre elas a transformação dos habitats, a sobre-exploração dos recursos, a poluição e as mudanças climáticas têm sido uma ameaça à biodiversidade, paralela e proporcionalmente à acumulação de produtos químicos tóxicos.
Segundo Uamusse, parte significativa destas ameaças resulta de actividades indutoras do desenvolvimento, citando como exemplo, o crescimento assinalável da indústria extrativa no país que regista um crescimento de 11 por cento, entre 2015 e 2016, mas com impactos devastadores sobre os habitats naturais, mormente a poluição do ar, água, solo entre outros.
A Vice-reitora que falava na abertura do Simpósio sobre Biodiversidade e Desenvolvimento cujo tema era "Biodiversidade e indústria extrativa" referiu que esta envolve grandes investimentos económicos com contribuição significativa em milhões de dólares americanos para os cofres do estado.
Paradoxalmente, a dependência do homem em relação a biodiversidade e aos serviços do ecossistema vem ganhando destaque num momento em que demandas energéticas, por um lado, e da preservação, por outro, coloca desafios difíceis para ambos e desafia a indústria extrativa a trazer soluções sustentáveis de coexistência entre o Homem, suas necessidades de desenvolvimento e a conservação da Biodiversidade.
Uamusse garantiu que a UEM tem procurado se inserir nesse processo através da formação humana e investigação, tanto ao nível de graduação como de pós-graduação, em áreas de biologia, educação ambiental, engenharia ambiental e de petróleos, cujos resultados de pesquisa já se encontram na X Conferência Científica da instituição que decorre até ao próximo dia 28 de Setembro.
O Simpósio sobre biodiversidade e desenvolvimento, que incluiu uma mesa redonda que debateu sobre a biodiversidade e indústria extrativa, contou com a participação de técnicos da WWF Moçambique, da UEM e da WCS e aconteceu no âmbito da X Conferência Científica.

globalfollowers.com php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı